Topo

Compositor da novela "Jesus" lança música com ex-guitarrista de Michael Jackson

O compositor Daniel Figueiredo - Rodrigo Lopes/Divulgação
O compositor Daniel Figueiredo Imagem: Rodrigo Lopes/Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

28/08/2018 04h00

Daniel Figueiredo é o responsável pelos temas épicos nas novelas da Record, mas agora vem se concentrando em seu próprio disco. Intitulado "Guitar Heroes", ele se reuniu com grandes mestres da guitarra, como Paul Gilbert, Scott Henderson e Jamie Glaser, para gravar o álbum. E, entre elas, ainda há Jennifer Batten, ex-guitarrista de Michael Jackson, que gravou com o brasileiro a faixa "Salgadream".

Michael Jackson e a guitarrista Jennifer Batten - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Michael Jackson e a guitarrista Jennifer Batten
Imagem: Reprodução/Facebook

"Quando a vi tocando com o Michael Jackson, pensei que ela dublasse, que não tocava nada. No meio dos anos 80, a gente pensava que era dublagem, e tudo certo, fazia parte do show. Naquela época não tinha nem resolução na televisão para ver se ela estava tocando mesmo", explica Daniel, aos risos, em entrevista ao UOL. Batten estrelou a "era de ouro" de Michael Jackson, seguindo com ele em turnês entre 1987 e 1997. 

O convite para participar do álbum foi feito pelo amigo e produtor Paulo Cima, mas o que fez Daniel perceber que queria o trabalho da guitarrista foi quando ele a viu tocando com Jeff Beck. "Ela toca muito. Para tocar com o Beck, pelo amor de Deus, é uma responsabilidade monstruosa e ela segurava a onda tranquilamente. E eu tinha quase um compromisso de mostrar para as pessoas que não tiveram a oportunidade de assisti-la com o Jeff Beck que ela realmente toca".

Situação semelhante aconteceu com o amigo de longa data Marcos Kleine, guitarrista do Ultraje a Rigor, que gravou a faixa "Rock Radio" para o disco.

"A gente é amigo há muitos anos. É um grande guitarrista que está tocando em uma banda que não dá muito espaço para a guitarra. Nesse caso, tem pessoas que são muito conhecidas e renomadas, mas também achei importante ter pessoas que acho muito boas e que não são tão consideradas, que não sabem do potencial. O Cima ficou assustado quando recebeu o material do Kleine. Ele falou que o cara não deve nada para os outros".

Produtor de "Jesus"

À frente das novelas bíblicas de maior audiência da Record, Daniel é atualmente produtor de "Jesus". Com menos elementos modernos que "Rico e Lázaro", o compositor diz que o processo é muito diferente do que fez nas outras novelas da emissora.

Dudu Azevedo é Jesus na novela novela da Record - Edu Moraes/Record TV - Edu Moraes/Record TV
Dudu Azevedo é Jesus na novela da Record
Imagem: Edu Moraes/Record TV

"Com as devidas limitações, eu tento fazer o mais diferente possível. 'Jesus' está bem diferente, bem suave. A maioria dos cinemas hoje usa música com elementos eletrônicos e todo mundo faz, que é misturar a música eletrônica com a música épica. Então fica aquela coisa pungente. Eu cheguei no 'Rico e Lázaro' com o tipo maior de pressão. Eu até falava para o diretor: 'A gente não vai assustar as velhinhas, não vão cair do sofá?'", brinca Daniel.

O compositor já tem pronta a maior parte das faixas da novela, mas o trabalho só acaba realmente quando o folhetim se encerra por completo. "Costumo dizer que só sei que a novela não vai mais precisar de mais música quando chega o último capítulo, porque aí realmente bateu o martelo."

Mesmo tendo um tom épico, Daniel dispensou um dos elementos considerados popularmente como fundamentais para trilhas sonoras. "Eu não usei orquestra, não pegou. E é uma coisa curiosa porque, para mim, a orquestra é apenas mais um elemento, que pode ou não funcionar. E às vezes não funciona. E a gente tem que ter esse discernimento."