Topo

Você já reparou que as orelhas do Mickey estão sempre viradas para a frente?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Colaboração para o UOL

25/08/2018 04h00

Mickey Mouse já é um senhor às vésperas de completar 90 anos de idade em 18 de novembro. Mas um fato muito peculiar escapou do olhar da maior parte dos fãs que tiveram o camundongo orelhudo como personagem icônico. Você já reparou que as orelhas do Mickey sempre estão viradas para a frente nos desenhos?

O gráfico ao lado encontrado em um fórum da internet dá uma noção mais clara da questão. Quando o personagem de Walt Disney vira sua cabeça para os lados, o natural seria que as suas grandes orelhas acompanhassem o eixo e revelassem em perspectiva um ângulo diagonal delas, certo?

mickey de lado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas o que acontece é que independentemente da direção da cabeça, as orelhas do Mickey sempre estão viradas para frente. Não importa.

Quando você vê um boneco do personagem na vida real fica nítido como suas orelhas deveriam estar quando ele gira a cabeça.

A primeira explicação é quase óbvia: dá muito mais trabalho desenhar em perspectiva do simplesmente colocar as duas orelhas ali no canto da cabeça. Isso faz sentido, principalmente lembrando que Mickey tem quase 90 anos e sua primeira aparição foi em Steamboat Willie, que você vê no trechinho aí embaixo.

Viu como ele vira a cabeça e suas orelhas se comportam de maneira estranha?

Mas se o problema é custo e dificuldade do processo, hoje a Disney é uma das maiores companhias do mundo. Não haveria nenhum sentido neste tipo de economia. E não pense que tema não foi debatido.

John Ford é um dos animadores que trabalhou na Junction Point Studios, uma produtora de games da Disney - fechada em 2013 -, que desenvolveu algumas dos jogos com seus personagens. Em 2010, ele conversou com um blog da MTV americana e afirmou que eles fizeram testes para fazer as orelhas de Mickey rotacionarem com sua cabeça em "Epic  Mickey", desenvolvido para o Nintendo Wii.

"Projetamos ele com orelhas que não estavam sempre viradas para a câmera e simplesmente não fez sentido para nós", afirmou na ocasião.

Inclusive, os desenvolvedores foram além para prevenir que isso acontecesse. "Nós tínhamos programadores muito bons que fizeram códigos para garantir que, não importasse o ângulo que Mickey estivesse olhando, suas orelhas estivessem sempre de frente para a câmera e coordenadas com sua cabeça", explicou.

Assim como no jogo de 2010, vemos no gif abaixo que a decisão dos produtores de "A Casa do Mickey Mouse", exibido pela Disney entre 2006 e 2016 também foi a mesma.

A força da marca

Propositalmente ou não, a silhueta da cabeça de Mickey e suas orelhas redondas se tornaram não só marca registrada da companhia, mas um ícone da cultura pop. É natural que em algum ponto destas inúmeras conversas sobre as orelhas do camundongo mais querido do mundo o departamento de marketing da Disney tenha adotado a estratégia para estabelecer ainda mais o desenho como uma logomarca.

Sendo assim, mesmo quando Mickey vira de lado, a silhueta original permance: um grande círculo com dois menores em cima.

Mickey escondido

Prova da força da silhueta do Mickey se tornou a mania do "Hidden Mickey" ou "Mickey Escondido". Muitas pessoas gostam de procurar a imagem do camundongo oculta em outros objetos, propositalmente ou não. A própria Disney gosta de brincar o formato para colocar Mickey escondido em outras animações.

Mickey e Pluto - Reprodução - Reprodução
Até o Pluto ficou espantado. Nesta reprodução dos anos 40, vemos Mickey de chapéu e as orelhas em uma posição mais próxima da "realidade"
Imagem: Reprodução

A exceção: Mickey de chapéu

É curioso notar que algumas representações de Mickey "deixaram escapar" a perspectiva correta, principalmente quando o personagem é retratado com algum tipo de chapéu, como vemos ao lado. Neste caso, os animadores precisavam criar a perspectiva correta para as orelhas. Do contrário, ficaria muito perceptível que os círculos pretos simplesmente "deslizassem" de um lado pro outro da cabeça. De qualquer forma, você certamente nunca mais assistirá a qualquer representação do Mickey sem reparar: "Essa orelha tá estranha".