PUBLICIDADE
Topo

Pôster da primeira sessão de cinema da história será leiloado

Pôster da primeira sessão de cinema, em 1895 - Reprodução
Pôster da primeira sessão de cinema, em 1895 Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

16/08/2018 14h14

O primeiro pôster de filme da história vai a leilão em Londres durante evento promovido pela Sotheby's entre 28 de agosto e 4 de setembro. O lance inicial por esse pedaço de história do cinema é de 40 mil libras, o equivalente a pouco mais de R$ 197 mil.

O "Deadline" revela que o pôster, desenhado pelo artista francês Henri Brispot, foi feito para a primeira exibição especial de uma coletânea de curtas dos irmãos Lumière, considerados inventores do cinema. O evento ocorreu em 28 de dezembro de 1895, no GrandCafe, em Paris, sendo considerado o marco fundador da sétima arte.

Várias cópias do pôster foram feitas na época e coladas nas paredes da capital francesa, mas mesmo assim menos de 30 pessoas apareceram para a exibição dos curtas. Entre as obras exibidas na ocasião estava "A Saída dos Operários da Fábrica Lumière", gravação de um grupo de operários deixando a fábrica dos Irmãos Lumière em 1895. Com menos de 2 minutos, trata-se de um dos primeiros filmes da história do cinema.

O leilão da Sotheby's inclui outros 164 pôsteres clássicos, de obras como "2001: Uma Odisseia no Espaço", "Guerra nas Estrelas" e "King Kong".