Topo

Kristen Stewart estrela filme sobre farsa literária de JT LeRoy; veja fotos

Cena do filme "Jeremiah Terminator LeRoy", com Kristen Stewart e Laura Dern - Divulgação
Cena do filme "Jeremiah Terminator LeRoy", com Kristen Stewart e Laura Dern Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

14/08/2018 11h59

Uma das histórias reais mais inacreditáveis do mundo da literatura vai ganhar um novo filme: "Jeremiah Terminator LeRoy". As atrizes Kristen Stewart e Laura Dern viverão a história do prodígio literário JT LeRoy, que virou sensação dos círculos artísticos nos anos 1990 só para ser descoberto, anos depois, como uma enorme farsa.

O longa foi anunciado para o fechamento do Festival de Toronto nesta terça-feira (14), e as primeiras fotos foram liberadas. Com direção de Jutin Kelly ("King Cobra"), o filme ainda não tem previsão de estreia no circuito comercial.

Cena do filme "Jeremiah Terminator LeRoy", com Kristen Stewart e Laura Dern - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Cena do filme "Jeremiah Terminator LeRoy", com Kristen Stewart e Laura Dern - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dern, premiada com o Emmy recentemente por "Big Little Lies", encarna Laura Albert no filme. A escritora Albert inventou o "personagem" LeRoy durante sessões de terapia por telefone, e consequentemente o utilizou como pseudônimo em livros violentos que ganharam elogios críticos e causaram polêmica no mundo da literatura.

Albert manteve a farsa por anos, se passando pelo "gênio recluso" LeRoy até em ligações telefônicas com admiradores e empresários. Quando surgiu a necessidade do "escritor" fazer aparições públicas, ela contratou a atriz Savannah Knoop (no filme, interpretada por Stewart) para, usando peruca e óculos escuros, virar a imagem pública de LeRoy.

Toda o esquema de enganação de Albert foi desvendado nos anos 2000, primeiramente por uma matéria da revista "New York". O filme é inspirado na autobiografia de Knoop, lançada em 2008.

Em 2016, o documentário "Author: The JT LeRoy Story", sobre esta história foi lançado, dirigido por Jeff Feuerzeig, com entrevista com a própria Laura Albert.

Foto real de Savannah Knopp, Laura Albert e a cantora Courtney Love - Divulgação - Divulgação
Courtney Love, Savannah Knoop (se passando por JT Leroy) e Laura Albert nos anos 90
Imagem: Divulgação