Topo

Morre José Pimentel, o Jesus mais famoso da Paixão de Cristo em Pernambuco

O ator José Pimentel interpreta Jesus Cristo em Recife - Marlon Costa/Futura Press/Folhapress
O ator José Pimentel interpreta Jesus Cristo em Recife Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Folhapress

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

14/08/2018 10h35

O ator, escritor e diretor teatral José Pimentel morreu nesta terça-feira (14), em Recife, Pernambuco, aos 84 anos. O artista ficou conhecido por interpretar Jesus Cristo por mais de 20 anos nos espetáculos da Paixão de Cristo do Recife e de Nova Jerusalém, no interior do estado. Por conta da sua atuação nestes espetáculos, ele foi incluído em outubro de 2017 na lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.

A informação da morte do ator foi confirmada em seu Facebook. Ele estava internado no Hospital Esperança, em Recife, desde quinta-feira (9), quando foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu e morreu por causa de enfisema pulmonar.

José Pimentel nasceu em Garanhuns, no interior de Pernambuco. Em Recife, ele dirigiu e atuou na Paixão de Cristo por 21 anos. Este ano, por causa dos problemas de saúde, foi a primeira vez que ele não participou.

Em Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no interior do Estado, ele fundou há 52 anos o espetáculo da Paixão de Cristo. Por lá, ele trabalhou na construção da cidade-teatro e ajudou a criar a iluminação e sonorização da peça. Ele também criou o sistema de dublagem e interpretou, entre outros papéis, um soldado romano, Pilatos, dois demônios. Em 1978 começou a interpretar Jesus onde ficou até 1996. A partir deste ano, o papel de Jesus passou a ser interpretado por atores de televisão, conhecidos nacionalmente.