PUBLICIDADE
Topo

"This is Nigeria", inspirada em hit de Childish Gambino, é banida no país

Cena do clipe "This Is Nigeria" - Reprodução
Cena do clipe "This Is Nigeria" Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

13/08/2018 09h19

"This is Nigeria", do rapper nigeriano Falz, foi banida das rádios de seu próprio país. Tanto o clipe e a faixa, ambos inspirados em "This is America", de Childish Gambino, fazem duras críticas ao governo local. .

Lançada em maio, a faixa e o clipe destacam a corrupção governamental na Nigéria, as tensões religiosas e até os sequestros de crianças pela organização terrorista Boko Haram.

Revelando a carta de recomendação governamental enviada para a sua rádio, a apresentadora local Folaranmi Folayan comentou: "É por isso que não podemos culpar nossos artistas por fugir de comentários sociais a maioria das vezes".

"Essa é a Nigéria/ Olha como vivemos/ Olha como comemos/ Todo mundo é criminoso", canta Falz em certo trecho, destacado pelas autoridades ao banir a reprodução da canção nas rádios. O documento oficial cita que a música foi barrada por "termos vulgares".

O próprio Falz prometeu buscar esclarecimentos do governo sobre o banimento da música. "Não há absolutamente nada vulgar em 'This is Nigeria'", disse em declaração oficial. "É uma canção simples e limpa. Eu só fui bem honesto na forma como falo sobre as coisas. Talvez algumas mensagens da canção os incomodem. Se eles me banirem, eu não os entenderei".

O governo nigeriano, apesar da revolta causada pelo banimento, não se pronunciou sobre o caso.