Topo

Em série, Gal Gadot vai interpretar atriz de cinema que também era inventora

Atriz Hedy Lamarr - AFP
Atriz Hedy Lamarr Imagem: AFP

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

07/08/2018 09h58

A atriz Gal Gadot vai interpretar Hedy Lamarr, uma estrela da Hollywood clássica que também era inventora e ajudou a criar a tecnologia da internet sem fio, em uma minissérie da emissora norte-americana Showtime. A informação é da revista "Empire".

Atualmente ocupada com as filmagens de "Mulher-Maravilha 1984", onde reprisa o papel da heroína, Gadot será comandada por Sarah Treem, que criou a série "The Affair", na vindoura produção. Ainda não há data de estreia definida.

Nascida na Áustria, Lamarr não tinha nenhum tipo de treinamento formal em ciência, mas mesmo assim patenteou uma série de invenções durante sua vida, incluindo um projeto para torpedos e mísseis cujas frequências não poderiam ser identificadas à distância, impedindo assim que eles fossem desarmados antes de chegarem ao seu destino.

Na época, a invenção de Lamarr foi rejeitada pelo exército norte-americano, mas já nos anos 60 havia se tornado padrão na Marinha. Mais tarde, a tecnologia seria a chave para o desenvolvimento dos primeiros sinais de internet sem fio, Bluetooth e satélites militares. Estima-se que a invenção valha um total de US$ 30 bilhões hoje em dia, mas Lamarr, que morreu em 2000, não viu quase nada desse dinheiro.

No cinema, a estrela austríaca ficaria famosa como a protagonista de "Êxtase", filme tcheco considerado um dos primeiros a ter cenas de nudez. Em Hollywood, faria "Sansão e Dalila", "Flor do Mal", "O Mundo é um Teatro" e outros clássicos.