Topo

Inspiração em ensaio? Fotógrafo vê clipe do Gorillaz e cobra explicação

Na esquerda, ensaio clicado pelo fotógrafo de Los Angeles; na direita, cena do clipe "Humility" - Reprodução
Na esquerda, ensaio clicado pelo fotógrafo de Los Angeles; na direita, cena do clipe "Humility" Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Colaboração para o UOL

03/08/2018 14h22

Em 2016, o fotógrafo Jairo Melara foi contratado para fazer um ensaio em Venice Beach, famosa praia de Los Angeles. As fotos mostram uma modelo com short verde, blusa branca e meias acima do joelho dando uma volta de patins pela orla.

Anos mais tarde, Melara se surpreendeu ao se deparar com o clipe de "Humility", do grupo Gorillaz, e notar uma série de similaridades na estética do vídeo. Principalmente na roupa do personagem 2D e pelo fato de ter sido captado no mesmo local, só que em 2018.

O clipe, dirigido por Jamie Hewlett, já ganhou mais de 42 milhões de views desde que foi postado, em 31 de maio.

"Eu sei que isso parece bobo ou louco, mas as similaridades são muitas. Ambos foram feitos em Venice Beach. Meu ensaio saiu em 2016 e o vídeo agora. As minhas imagens tinha geotag [ferramenta que adiciona localização nas imagens] quando foram postadas nas redes sociais. Eles devem ter encontrado assim", explicou ao site PetaPixel.

Fã da banda, o fotógrafo não acusou o grupo de plágio, mas gostaria de algum de crédito pela inspiração.

"Eu sou fã desde o colegial. Sou inscrito no canal deles e recebo as notificações. Fiquei em choque quando vi o vídeo. Eu tive que vasculhar as fotos pra ter certeza. A única coisa diferente são as cores das rodinhas do patins", completou.

"Eu não quero nada de ninguém. Só acho que seria legal se as pessoas perguntassem antes para os fotógrafos se poderiam usar seu conteúdo como inspiração", finalizou.

Probably thinking about In N Out... \\ Click the link in my bio to see more

Uma publicação compartilhada por Mara (@marafarrand)

em