Topo

Claudia Raia dirige espaço cultural e convoca Fernanda Gentil e Fê Souza

Claudia Raia e Fernanda Gentil - Manuela Scarpa/Brazil News
Claudia Raia e Fernanda Gentil Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

02/08/2018 15h44

Claudia Raia mal voltou das férias, desfrutadas com os filhos pela Indonésia, e já tem muito trabalho pela frente. Ela lançou nesta quinta-feira (2), em São Paulo, um novo projeto artístico no Instituto Tomie Ohtake, do qual será responsável pela direção. Espaço Teatral é uma iniciativa de agenda cultural que começa a ser implantada a partir do dia 9 de agosto.

Estrela de novelas e musicais com mais de 30 anos de carreira, a atriz brincou sobre sua veia empreendedora e disse que está "sempre inventando moda".

A "nova moda" de Raia foi colocada em prática no tempo recorde de dois meses, período em que ela montou uma equipe de curadores formada por personalidades como Fernanda Gentil, Fernanda Souza, Ana Botafogo, Beth  Goulart, Rogério Flausino, entre outros.

"O critério de escolha foi atrair pessoas apaixonadas pelo que fazem, que têm generosidade de passar o que sabem. (...) Não tem nada no Brasil com essa dinâmica. Estamos todos arriscando", afirmou.

Claudia Raia se reúne com curadores de seu novo projeto cultural no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Claudia Raia se reúne com curadores de seu novo projeto cultural no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News
 

A curadoria do Espaço Teatral terá como desafio abranger sete áreas distintas. Fernanda Gentil e Felipe Andreoli ficarão com o pilar do esporte, Fernanda Souza e Thalita Rebouças da cultura contemporânea, Carlos Bertolazzi da gastronomia, Ana Botafogo da dança, Rubens Ewald Filho e Ingrid Guimarães do audiovisual.

A proposta é oferecer ao público uma imersão cultural de forma vasta, seja por meio de espetáculos musicais, teatrais ou mesmo sensorial como é o caso da gastronomia. Claudia Raia definiu a missão como um "aculturamento" e com didatismo exemplificou: "A feijoada vem dos escravos. Tem uma história a ser contada".

Sempre bem-humorada, Fernanda Gentil, que acaba de cobrir a Copa do Mundo na Rússia, disse que ainda estava engatinhando como curadora de um projeto cultural.

"Encaro esse desafio como o mais diferente que já fiz. Minha ideia é trazer valores do esporte, como igualdade, espírito de grupo, fair play [jogo limpo]. Se dá pra usar os dois mundos [da arte e do esporte], por que não?", declarou a apresentadora do "Esporte Espetacular", que na ausência de Felipe Andreoli levou um iPad com a foto do colega.

Já Fernanda Souza, que atualmente apresenta o dominical "Só Toca Top" e faz sucesso como youtuber, pretende levar o público jovem ao teatro. Ela comentou: "Uso o palco da internet para me comunicar. Queremos usar nossa comunicação como isca para que as pessoas reconheçam esse lugar como um lugar deles".

Outra meta será dar espaço a artistas de rua, que poderão participar após um cadastro pelo site oficial do projeto.

O objetivo é que o Espaço Teatral funcione de segunda a segunda em vários horários por dia. Marido de Claudia Raia, o ator Jarbas Homem de Mello estreará no espaço com "Chaplin, o Musical", que está em cartaz em São Paulo.