Topo

Sumiu do mapa? Atriz de "X-Men" enfrenta polêmica e "desaparece"

Getty Images
Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

02/08/2018 09h08

A atriz chinesa Fan Bingbing, uma das maiores estrelas de seu país, sumiu do mapa. Segundo a "BBC", ela não é vista em público desde 1º de julho, quando visitou um hospital infantil, e está inativa nas redes sociais desde 23 de julho, quando deu "like" em várias mensagens de fãs no Weibo, rede social popular na China.

A ausência de Bingbing nas redes sociais foi notada pelos fãs especialmente porque ela costuma ser muito ativa no Weibo. Várias pessoas têm respondido ao post mais recente da atriz, datado de 2 de julho, pedindo que ela dê sinal de vida.

Conhecida internacionalmente por seu papel como a mutante Blink em "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido", Bingbing sumiu pouco depois de ser acusada de evasão fiscal pelo apresentador de TV chinês Cui Yongyuan. O estúdio com quem ela tem contrato no país negou qualquer tipo de ilegalidade nas finanças da estrela, mas não quis comentar sobre seu paradeiro.

Poucos dias após o "desaparecimento" da atriz, o jornal "The Economic Observer" publicou uma matéria alegando que ela estaria sob custódia do governo chinês, e que suas finanças e sua família estavam em investigação. O artigo foi tirado do ar em poucas horas.

A acusação contra Bingbing é parte de uma tentativa mais ampla de expor uma prática supostamente comum dos estúdios chineses, na qual os atores assinam dois contratos: um com os seus ganhos oficiais por cada projeto e outro com um segundo e maior valor, a fim de escapar do pagamento de impostos.