Topo

Sample não autorizado faz Nicki Minaj adiar lançamento de álbum

CFDA/Vogue Fund Gala 2017 - Nicki Minaj - Getty Images
CFDA/Vogue Fund Gala 2017 - Nicki Minaj Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/08/2018 10h23

Os fãs da rapper Nicki Minaj terão que esperar um pouco mais do que o previsto para ouvir "Queen", seu próximo álbum. Graças ao sample de uma música da artista Tracy Chapman, famosa nos anos 1980 e 1990, o disco vai sair só no dia 17 de agosto.

Segundo a "Billboard", o álbum de Minaj estava anteriormente marcado para o dia 10. Antes de tomar a decisão, ela apelou para os fãs, perguntando se deveria retirar a canção que contém o sample do álbum e lançá-lo na data prevista, ou adiá-lo até conseguir a autorização para o uso da música de Chapman.

A rapper fez uma enquete em seu Twitter, escrevendo: "Votem. Vocês não podem imaginar o quanto isso significa para mim. [O álbum] é um trabalho tão perfeito. Amo vocês".

Mais de 110.000 fãs da cantora votaram, e o resultado foi um impasse: 50% aceitaram que a data fosse adiada para que a canção continue no álbum, e 50% queriam que a faixa fosse excluída, e o restante lançado em 10 de agosto.

Em um tweet anterior, desde então apagado, Minaj revelava que a canção problemática tinha "a participação de um dos maiores rappers de todos os tempos", sem revelar de quem se tratava. Ela ainda apelava: "Tracy Chapman, me contate, por favor!".

A norte-americana Chapman ficou mais conhecida por seu hit "Fast Car", lançado em 1988 em seu disco de estreia homônimo. Hoje aos 54 anos, ela não lança um álbum desde 2008, quando saiu "Our Bright Future".