Topo

Documentaristas russos opositores de Putin são mortos na África

Documentaristas russos opositores de Putin são mortos na África  - Divulgação
Documentaristas russos opositores de Putin são mortos na África Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/08/2018 09h35

Três homens encontrados mortos na República Centro-Africana nesta segunda-feira (30) foram identificados pelo Ministério do Exterior da Rússia como o documentarista Aleksandr Rastorguyev, o cameraman Kirill Radchenki e o jornalista Orkhan Dzhemal.

Segundo o "Deadline", o Ministério confirmou que os corpos encontrados portavam carteiras de identidade com esses nomes. O motorista do trio deu entrevista para a agência de notícias "Reuters", descrevendo como um grupo de homens armados encurralou o grupo perto da cidade de Sibut.

Achados a 300 quilômetros da capital do país, Bangui, os três homens trabalhavam em um novo filme sobre uma empresa de segurança privada africana que tinha laços duvidosos com o governo da Rússia. O documentário seria bancado pelo The Centre for Investigation, organização do magnata do petróleo e exilado russo Mikhail Khodorkovsky, um dos maiores críticos de Vladimir Putin.

Em seu site oficial, Khodorkovsky também confirmou que a equipe de documentaristas foi morta. Ele revela que o filme em que eles trabalhavam teria enfoque especialmente no The Wagner Group, que fontes de "Reuters" descrevem como "um grupo de mercenários que realizou missões clandestinas para o governo russo na Ucrânia e na Síria".

No entanto, segundo o "The New York Times", até agora não existem evidências que o assassinato dos documentaristas tenha sido relacionado à investigação ou ao governo russo, que prometeu investigar as mortes. Khodorkovsky também disse que vai começar uma investigação particular do incidente.

Rastorguyev era mais conhecido pelo documentário "Srok", de 2014, no qual mergulhava no movimento de oposição a Putin dentro da Rússia. O filme venceu o prêmio de Melhor Documentário pelo Russian Guild of Film Critics, prêmio da crítica local, e foi selecionado para o Festival de Karlovy, na República Tcheca.