Topo

"2001: Uma Odisseia no Espaço" comemora 50 anos com relançamento em IMAX

Cena de "2001: Uma Odisseia no Espaço" - Reprodução
Cena de "2001: Uma Odisseia no Espaço" Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/08/2018 13h04

A Warner Bros. vai relançar o clássico "2001: Uma Odisseia no Espaço" nos cinemas, trazendo o filme pela primeira vez para as telas IMAX. O retorno do filme de Stanley Kubrick às salas servirá como comemoração dos 50 anos de seu lançamento, em 1968.

Segundo o "Entertainment Weekly", as sessões estarão disponíveis por uma semana a partir de 24 de agosto. Los Angeles, Nova York e São Francisco receberão o filme nos Estados Unidos, enquanto a cidade de Toronto é a única parada para fãs canadenses. Ainda não há sessões previstas em outros países.

A versão que será apresentada nos cinemas foi desenvolvida pelo cineasta Christopher Nolan ("A Origem", "Batman: O Cavaleiro das Trevas"), que restaurou a cópia em 70mm do filme original e a apresentou inicialmente no Festival de Cannes desse ano.

Em "2001: Uma Odisseia no Espaço", baseado no livro seminal da ficção científica assinado por Arthur C. Clarke, acompanhamos uma jornada cósmica que vai dos primórdios da humanidade e seus ancestrais primatas até a exploração especial, quando astronautas se veem tendo que lidar com a inteligência artificial HAL 9000.

O filme de Kubrick foi premiado com o Oscar de melhores efeitos visuais no ano seguinte ao seu lançamento, angariando outras três indicações, por direção, direção de arte e roteiro.