Topo

Clássico do cinema, "Tubarão" pode ajudar polícia a desvendar assassinato

Cena do filme "Tubarão" (1975), de Steven Spielberg - Reprodução
Cena do filme "Tubarão" (1975), de Steven Spielberg Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

31/07/2018 15h46

O misterioso caso da "Senhora das Dunas", a mulher que foi assassinada em Provincetown, no Estado de Massachusetts, em 1974, e que jamais foi identificada pelas autoridades americanas, pode estar ganhando um novo capítulo em sua investigação. E isso tem a ver com um clássico do cinema.

O novo podcast "Inside Jaws", que revela bastidores do filme "Tubarão", de Steven Spielberg, trouxe de volta à tona uma teoria do escritor Joe Hill, filho de Stephen King, que afirma que a vítima aparece brevemente em uma cena extra do longa.

Hill identificou uma figurante em uma cena, a que mostra uma multidão no feriado de 4 de Julho, e, segundo ele, as feições dela guardam muitas semelhanças com as da concepção artística da mulher assassinada. O caso ficou famoso nos Estados Unidos após ser resgatado em 2006 na série de TV "Haunting Evidence".

A concepção artística do rosto da vítima e a imagem da jovem que aparece em "Tubarão" - Reprodução/Telegraph - Reprodução/Telegraph
A concepção artística do rosto da vítima e a imagem da jovem que aparece em "Tubarão"
Imagem: Reprodução/Telegraph

Segundo o escritor, a cena foi filmada em Martha's Vineyard, a uma curta distância de Provincetown, e as roupas da figurante parecem fornecer pistas sobre a vítima, que foi encontrada seminua vestindo calça jeans e uma bandana azul dobrada sob a cabeça, mesma vestimenta da jovem que aparece na tela.

"'A Senhora das Dunas' ainda estava viva em junho, e as filmagens de 'Tubarão' foram um grande negócio localmente", escreveu Hill em um post de 2015. "Não seria nenhuma surpresa se uma garota local decidisse tirar alguns dias para explorar a Vineyard."

O escritor percebeu a suposta coincidência quando assistia ao relançamento do filme no cinema. Ele havia acabado de ler "The Skeleton Crew", da autora Deborah Halber, livro sobre mistérios não resolvidos. Joe Hill relatou a teoria à polícia de Provincetown, que afirmou estar interessada no assunto e que continuaria investigando o caso.

Será?