PUBLICIDADE
Topo

Aos 82, astro de "M*A*S*H" e vencedor do Emmy revela ter Mal de Parkinson

O ator Alan Alda anunciou que sofre do Mal de Parkinson em programa americano - Rreprodução
O ator Alan Alda anunciou que sofre do Mal de Parkinson em programa americano Imagem: Rreprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

31/07/2018 10h15

O ator Alan Alda, para sempre reconhecido por seu papel de Capitão "Hawkeye" Pierce na série "M*A*S*H" (1972-1983), pela qual venceu cinco dos seus seis Emmys, revelou em entrevista ao programa "CBS This Morning" que foi diagnosticado com Mal de Parkinson.

O ator de 82 anos disse que convive com a doença já há três anos e meio, e decidiu revelar ao público apenas após perceber os primeiros efeitos físicos graves dela. 

"Eu tenho levado uma vida plena desde o meu diagnóstico," ele assegurou. "Eu tenho atuado, dado palestras, ajudado da forma que eu posso no Centro Alan Alda de Ciência da Comunicação, na Universidade Stony Brook. Eu até comecei um novo podcast! Enquanto dava entrevistas promovendo tudo isso, eu comecei a perceber que estava ficando difícil controlar o movimento do meu corpo e pensei: 'Bom, é uma questão de tempo até alguém perceber'. Eu não quero que isso seja visto como uma história triste, eu não estou triste."

Além do sucesso absoluto na televisão, Alda também tem uma indicação ao Oscar no currículo, por seu papel em "O Aviador" (2004), de Martin Scorsese. Suas aparições mais recentes nas telas foram na série "The Good Fight" e no filme "Ponte dos Espiões", de Steven Spielberg.