Topo

Princesa de dia e criminosa à noite: Conheça a novata de "Missão: Impossível"

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

30/07/2018 04h00

"Missão: Impossível" ganhou fama de sempre trazer personagens novos para cada filme. Alguns ficam por mais tempo e roubam a cena, como Simon Pegg, enquanto outros fazem participações pontuais e certeiras, caso de Laurence Fishburne e Paula Patton. A novata da franquia em "Efeito Fallout", dividindo a honra com Henry Cavill, é Vanessa Kirby, mais conhecida pelo glamour da realeza britânica do que pelo mundo da criminalidade.

A inglesa de 30 anos ganhou destaque como a princesa Margaret na série "The Crown". E, por alguns dias, ela foi a irmã de Elizabeth 2ª de dia e uma criminosa durante a noite. "Eu estava Londres para gravar a segunda temporada da série e à noite ia para Paris filmar 'Missão: Impossível'. Para mim foi um desafio interpretar duas mulheres completamente diferentes ao mesmo tempo, mas empoderadas", disse a atriz em entrevista ao "Screen Rant".

Vanessa Kirby como Princesa Margaret em "The Crown" - Reprodução - Reprodução
Vanessa Kirby como Princesa Margaret em "The Crown"
Imagem: Reprodução

No filme, a personagem de Vanessa é uma "mulher misteriosa, perigosa, criminosa e autoritária", como a própria gosta de definir a Viúva Branca, uma mistura de aliada e vilã de Ethan Hunt (Tom Cruise). Mas esta não é a única empreitada da atriz no mundo dos filmes de ação. A inglesa também está em negociação para o aguardado "Hobbs & Shaw", spin-off da bilionária franquia "Velozes & Furiosos" com foco na dupla Jason Sathan e Dwayne Johnson, que chega aos cinemas em julho de 2019.

"Eu acho que é uma obrigação interpretar mulheres mais valentes que homens nesses tipos de filmes, que sempre tiveram protagonistas masculinos. E a personagem nesse caso é absolutamente a chefona. E acredito que isso seja muito importante nos dias de hoje, e realmente é para mim", disse Vanessa. "Os tempos estão mudando, e o que é cativante no papel [dela em 'Hobbs & Shaw'] é que ela domina do começo ao fim, e de uma forma muito importante".

Apesar de passear entre o luxo da coroa inglesa e conhecer melhor o mundo do crime nos filmes de ação, Vanessa começou a carreira no teatro e apenas em 2011, aos 23 anos, fez sua estreia na televisão em "The Hour". Na sequência, a atriz passou pelos indies "Conquistas Perigosas", ao lado de Shia LaBeouf, e "The Rise", sendo lembrada ainda como a amiga maluca de Rachel McAdams no fofíssimo "Questão de Tempo".

Os últimos anos foram ainda melhores para Vanessa, que garantiu papel em "O Destino de Júpiter", "Everest" e "Como Eu Era Antes de Você", garantindo um espaço também como a escritora Zelda Fitzgerald em "O Mestre dos Gênios", quando dividiu as telonas com Colin Firth, Jude Law e Nicole Kidman. No mesmo período foi escalada para "The Crown", recebendo indicação ao Emmy e levantando o prêmio Bafta de melhor atriz coadjuvante.

Vanessa não estará na terceira temporada de "The Crown", já que a série vai dar um pulo cronológico, sendo substituída por Helena Bonham Carter. Mas, além de "Hobbs & Shaw", será possível ver a atriz no drama "Gareth Jones", um filme baseado nos relatos do jornalista que se infiltrou na União Soviética para tentar decifrar uma grande conspiração política. O projeto deve estrear nos cinemas ainda em 2018.

A atriz Vanessa Kirby como Viúva Branca de "Missão: Impossível - Efeito Fallout" - Reprodução - Reprodução
A atriz Vanessa Kirby como Viúva Branca de "Missão: Impossível - Efeito Fallout"
Imagem: Reprodução