Metallica está mudando set lists de acordo com o que é mais ouvido no Spotify
No mundo dos negócios, é imprescindível entender o desejo do cliente para oferecer o melhor e mais completo produto possível. Na música, como em qualquer outro "business", essa lógica mercadológica também faz sentido e é passível de aplicação, ao menos no que depender de artistas como o Metallica.
Segundo o site "Quartz", Daniel Ek, chefão do Spotify, afirmou em reunião com investidores que os integrantes do grupo estão mudando o repertório dos shows de acordo com o que é mais ouvido na plataforma em cada uma das cidades que visitam.
Segundo o ele, funciona mais ou menos assim: o Metallica mantém seu set list base, baseado no que foi previamente ensaiado para a turnê, incluindo uma ou outra música que está em alta na região e que inicialmente não estaria no repertório.
Trata-se de um passo além da tradicional estratégia que muitos artistas ainda mantêm de receber pedidos de forma "analógica" da plateia, como é hábito de Bruce Springsteen, ou mesmo por meio de campanhas na internet e redes sociais.
"Nunca antes vivemos um tempo em que você pudesse tomar tantas decisões com base em informação e entendendo seu público, como os artistas podem fazer hoje", afirmou o CEO.
Para o executivo, gravadoras e os artistas agora estão tendo uma ideia melhor de quem são seus fãs e o que demandam de seus ídolos. "O Spotify está ajudando a mudar a indústria da música."
Procurado pelo "Quartz", o Metallica, que já comercializa os áudios oficiais de suas apresentações no site livemetallica.com, não confirmou a informação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.