Em votação quase unânime, acionistas aprovam compra da Fox pela Disney
A compra da 21st Century Fox pela Disney por US$ 71,3 bilhões teve a votação aprovada quase unanimemente entre os acionistas de ambas gigantes. A informação é da "Variety".
A votação aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (27), em reunião dos acionistas de ambas empresas no Hotel Hilton, em Nova York. Surpreendentemente, o processo todo de votação decorreu em menos de 15 minutos. Apenas um acionista da Disney votou contra a aquisição, argumentando que o preço tinha saído alto demais.
Leia mais:
De acordo com John Nallen, chefe financeiro da Fox, a compra deve ser finalizada em todos os seus detalhes ainda na primeira metade de 2019.
Anunciada primeiramente no ano passado, a compra quase não aconteceu por conta de uma segunda oferta, feita pela empresa de comunicações (e proprietária do estúdio Universal) Comcast. No entanto, a Disney cobriu o valor oferecido pela concorrente e deve ficar com os ativos da Fox por US$ 71,3 bilhões.
Na compra, a empresa do Mickey leva o estúdio de cinema 20th Century Fox, a distribuidora Fox Searchlight Pictures, a produtora Fox 2000 e uma rede de televisão que inclui o grupo FX e o National Geographic, assim como mais de 300 canais internacionais. Também estão inclusas a participação de 30% da Fox no serviço de streaming Hulu e a fatia de 50% da companhia na Endemol (responsável por criar realities como "Big Brother" e "MasterChef").
O que a Disney ganha
Com o negócio, a Disney passar a ter o direito de explorar heróis como Deadpool, Quarteto Fantástico e os X-Men, cujos direitos haviam sido negociados para a Fox antes que os estúdios Marvel fossem comprados pela gigante, em 2009. A Fox também controlava os direitos de um único filme da saga "Star Wars": o primeiro da franquia, "Uma Nova Esperança", que agora passa a ser abrigado pela mesma casa da LucasFilm (vendida para a Disney em 2012).
A empresa também se torna proprietária de outras grandes franquias do cinema, como "Avatar" e "Planeta dos Macacos", e de produções menores, mas prestigiadas, como "Estrelas da Além do Tempo", "Garota Exemplar" e "A Forma da Água", ganhador do Oscar de melhor filme em 2018.
Já na TV, a Disney leva séries de sucesso como "The Americans", "This Is Us", "Modern Family" e "The Simpsons". Com essas marcas, a Disney promete ser uma rival à altura de Netflix e Amazon quando lançar seu serviço de streaming próprio, previsto para 2019.
E a Fox, como fica?
Após a venda, a Fox irá se focar em seus canais de notícia e esportes. Permanecem com ela 28 emissoras de TV, os canais Fox News e Fox Business, e o Fox Sports 1 e Fox Sports 2.
A decisão de vender parte da empresa veio pouco mais de dois anos após o magnata Rupert Murdoch ter entregue o controle dela a seus filhos, James e Lachlan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.