PUBLICIDADE
Topo

Três filmes brasileiros são selecionados para o Festival de Veneza 2018

Camila Morgado é uma das estrelas de "Domingo" - Divulgação
Camila Morgado é uma das estrelas de "Domingo" Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 13h49

Três filmes com produção brasileira foram selecionados para a 75ª Festival de Veneza: "Deslembro", de Flavia Castro, na mostra Horizontes, "Domingo", de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, na Venice Days, e "Humberto Mauro", de André di Mauro na Venice Classic Documentary. Nenhuma produção brasileira entrou para a mostra principal, a Venezia 75, que concede o cobiçado Leão de Ouro, prêmio jamais vencido pelo Brasil.

O festival, considerado o mais tradicional mundo, revelou nesta quarta (25) sua seleção completa. A surpresa entre os selecionados é "The Ballad of Buster Scruggs", produção dos irmãos Joel e Ethan Coen ("Onde os Fracos Não Tem Vez") que foi inicialmente anunciada pela Netflix como uma série. O faroeste tem Tim Blake Nelson, Tom Waits e James Franco no elenco, vai concorrer ao Leão de Ouro, e não é a única produção Netflix selecionada para Veneza.

Ao contrário do Festival de Cannes, que causou polêmica ao proibir filmes da Netflix de passarem na seleção principal sem estrear nos cinemas franceses, Veneza trouxe mais três produções originais do serviço de streaming: "22 July", novo thriller de Paul Greengrass ("O Ultimato Bourne"); "Roma", retorno de Alfonso Cuarón ("Gravidade") aos filmes falados em espanhol; e a restauração de "The Other Side of the Wind", o "filme perdido" de Orson Welles ("Cidadão Kane").

Esse último aparece fora de competição, onde os filmes anunciados se juntam ao musical "Nasce Uma Estrela", com Lady Gaga e Bradley Cooper (que também dirige), cuja exibição no Festival foi anunciada antecipadamente. Nessa categoria, destaque também para "Shadow", do mestre chinês Zhang Yimou ("O Clã das Adagas Voadoras"); e a ação "Dragged Across Concrete", com Mel Gibson estrelando para o diretor S. Craig Zahler ("Confronto no Pavilhão 99").

"O Primeiro Homem", épico do diretor Damien Chazelle ("La La Land: Cantando Estações") sobre a vida e Neil Armstrong (Ryan Gosling), o astronauta que ficou famoso como o primeiro homem a pisar na Lua, já havia sido anunciado anteriormente como o filme de abertura do Festival. Ele vai concorrer ao Leão de Ouro ao lado de filmes como "Suspiria", remake do clássico de terror de 1977 comandado pelo diretor Luca Guadagnino ("Me Chame Pelo Seu Nome").

Confira o restante da lista

“The Mountain," de Rick Alverson (EUA)
“Doubles Vies,” de Olivier Assayas (França)
“The Sisters Brothers,” de Jacques Audiard (França/Bélgica/Romênia/Espanha)
“Vox Lux,” de Brady Corbet (EUA)
“Work Ohne Autor,” de Florian Henkel Von Donnersmark (Alemanha)
“The Nightingale,” de Jennifer Kent (Austrália)
“The Favorite,” de Yorgos Lanthimos (EUA)
“Peterloo,” de Mike Leigh (Reino Unido)
“Capri-Revolution,” de Mario Martone (Itália/França)
“What You Gonna Do When The World’s On Fire?”, de Roberto Minervini (Itália/EUA/França)
“Sunset,” de Laszlo Nemes (Hungria/França)
“Freres Ennemis,” de David Oelhoffen (França/Bélgica)
“Neustro Tiempo,” de Carlos Reygadas (México/França/Alemanha/Dinamarca/Suécia)
“At Eternity’s Gate,” de Julian Schnabel (EUA/França)
“Killing,” de Shinya Tsukamoto (Japão)

O Festival de Veneza 2018 acontece entre os dias 19 de agosto e 8 de setembro. Guillermo Del Toro preside o júri que assistirá aos filmes da seleção principal e concederá os prêmios ao fim do evento.