Topo

Criador de "Ricky and Morty" se desculpa por vídeo estuprando boneca

Dan Harmon, co-criador de "Rick and Morty" - Getty Images
Dan Harmon, co-criador de "Rick and Morty" Imagem: Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

24/07/2018 07h26

Um dos criadores do desenho "Rick and Morty", Dan Harmon, e o canal "Adult Swim" se desculparam publicamente por um vídeo em que o diretor aparece simulando o estupro de uma boneca. As imagens emergiram no fim de semana, feitas para o piloto de uma série chamada "Daryl", e causaram revolta.

"Em 2009, eu fiz um 'piloto' de uma paródia de 'Dexter', que só serviu para ofender aos outros. Eu rapidamente vi que o conteúdo era de mau-gosto e o desconsiderei imediatamente", afirmou Harmon, segundo o "Deadline", adicionando: "Ninguém deveria ver o que vocês viram, eu me desculpo, sinceramente."

Apesar da polêmica, ele deve manter seu emprego junto ao "Adult Swim". Harmon decidiu desativar seu Twitter.

A emissora afirmou que a atitude "não reflete o tipo de conteúdo que a emissora quer" e que "ele reconheceu seu erro e pediu desculpas".

"Nós perseguimos liberdade para produzir melhores conteúdos, em particular na comédia. O vídeo de Dan em 2009 mostra uma pobreza de julgamento por parte dele. E ele entende que não há espaço para isso no Adult Swim", afirmou um porta-voz.

Polêmica anterior

No começo do ano, Harmon admitiu um abuso sexual e se desculpou publicamente. A roteirista Megan Ganz aceitou o pedido de desculpas pelo caso, de quando os dois trabalharam na série "Community", da qual Harmon era criador e showrunner. 

"Eu estava atraído por uma roteirista que era a minha subordinada e sobre a qual eu tinha poder porque eu era o showrunner", disse Harmon no podcast em que se desculpou.

"Avancei em cima dela e comecei a odiá-la por não me retribuir. Eu disse coisas horríveis para ela, a tratei muito mal e sempre sabendo que eu era quem pagava seu salário e controlava seu futuro dentro da série. Eu destruí a minha série e traí a audiência. (...) Nunca tinha feito isso antes e nunca vou fazer isso novamente, mas nunca teria feito se eu tivesse o mínimo de respeito pelas mulheres. Fundamentalmente eu as via como criaturas diferentes", aadmitiu ele, à época.

1 Comentário

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Willian Thorpe

As pessoas não entendem que, há muitos anos atrás, o conceito de "certo" e "errado" era outro, e as pessoas agiam de acordo com o espírito (o zeitgeist) de cada época. Há menos de 100 anos atrás era normal casamentos arranjados, pelas familias, de homens mais velhos com meninas de 13 anos ou menos. Isso faz dos nossos antepassados estrupradores e pedófilos? Não! Apenas era uma concepção diferente de mundo - quando se achava que se virava "mulher" depois da primeira menstrução. Felizmente não só isso, mas muitas outras coisas mudaram, e o que era certo passou a ser errado. Ainda bem, é sinal de que a humanidade está evoluindo. Porém, essa nova tendência que estão fazendo agora, de julgar o passado com os olhos de hoje, é completamente absurdo e sem sentido. Se fosse errado na época, as pessoas teriam sido punidas e reprendidas lá atrás! Não existe retroatividade penal nem sequer na lei, então parem com essa bobagem.

publicidade