Topo

Brasil em Veneza: Filme do diretor de "Casa Grande" competirá no Festival

Camila Morgado é uma das estrelas de "Domingo" - Divulgação
Camila Morgado é uma das estrelas de "Domingo" Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

24/07/2018 09h27

O diretor brasileiro Fellipe Barbosa ("Casa Grande", "Gabriel e a Montanha") vai levar o seu novo filme, "Domingo", para o Festival de Veneza 2018. Dirigido em parceria com Clara Linhart (do documentário "Rio em Chamas"), o filme foi selecionado para o Venice Days, mostra independente do festival criada nos moldes da Directors' Fortnight de Cannes. As informações são da "Variety".

Na trama de "Domingo", acompanhamos uma família burguesa do interior gaúcho no dia 1º de janeiro de 2003, quando o Brasil vivia a histórica posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Durante uma festa extravagante, muitas verdades estão prestes a vir à tona e o mal-estar entre os convidados fica evidente. Camila Morgado ("Olga") é o destaque do elenco.

Na Venice Days, "Domingo" concorre pelo prêmio principal junto com filmes de todos os cantos do mundo: "Continuer", do diretor belga Joachim Lafosse; "C'est ça L'amour", da francesa Claire Burger; "José", do chinês Li Cheng, produzido e filmado na Guatemala; "Mafak", do palestino Bassam Jarbawi; e diversos outros.

Em declaração oficial, o diretor artístico da mostra, Giorgio Gosetti, destacou que metade dos diretores selecionados são mulheres. "Não foi planejado. Nós procuramos o melhor que pudemos encontrar, e frequentemente o que encontramos foram filmes feitos com a sensibilidade feminina", declarou.

O Festival de Veneza, e a mostra Venice Days, acontecem entre 29 de agosto e 8 de setembro.