Topo

A volta do "The Voice Brasil" e o caminho do reality musical até a 7ª temporada

The Voice Brasil 2018: os jurados permanecem os mesmos na sétima edição do programa, com Carlinhos Brown, Michel Teló, Ivete Sangalo e Lulu Santos  - Globo/Raquel Cunha
The Voice Brasil 2018: os jurados permanecem os mesmos na sétima edição do programa, com Carlinhos Brown, Michel Teló, Ivete Sangalo e Lulu Santos Imagem: Globo/Raquel Cunha

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

17/07/2018 04h00

O "The Voice Brasil" está de volta. O reality musical começa sua 7ª temporada nesta terça-feira (17), a partir das 22h25, e vem cheio de novidades. O programa da Globo será transmitido duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, com previsão de 1h20 de duração. Tiago Leifert e Mariana Rios comandam o show, enquanto os participantes seguem sob a tutela dos jurados Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Michel Teló e Lulu Santos.

Entre as novidades da nova temporada do reality estão o botão de bloqueio, que pode ser usado pelos jurados durante as audições às cegas, primeira fase do programa. Detalhe: eles só saberão que foram bloqueados por um colega se decidirem virar a cadeira para um candidato. Os técnicos também vão selecionar 18 vozes para sua equipe, enquanto anteriormente eram apenas 12 candidatos. 

Já na fase decisiva, o público ganhará um papel importantíssimo. Quem estiver em casa terá o poder de salvar um participante eliminado durante a batalha dos técnicos em votação no site do programa.

O que já rolou no "The Voice Brasil"

A primeira temporada da versão brasileira do reality estreou em setembro de 2012. Desde então, houve uma dança de cadeira dos jurados -- Daniel deu lugar a Michel Teló e Claudia Leitte foi substituída por Ivete Sangalo.

Nos bastidores, os apresentadores também rodaram. Daniele Suzuki estreou o programa ao lado de Leifert, mas em seguida foi substituída por Miá Mello. Na terceira temporada, Fernanda Souza pegou a vaga da atriz, mas na edição seguinte Suzuki tomou o posto que lhe pertenceu na edição de estreia. Mariana Rios virou apresentadora em 2017, e agora segue ao lado de Leifert na nova edição do reality.

E, antes de torcer por algum candidato, relembre os vencedores das edições anteriores do "The Voice Brasil".

Ellen Oléria - 1ª temporada

21.mai.2016 - A cantora Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do reality "The Voice Brasil", se apresenta no palco São João, durante a Virada Cultural 2016, neste sábado (21), em São Paulo - Leonardo Benassatto/Futura Press - Leonardo Benassatto/Futura Press
Ellen Oléria
Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press

O vozeirão da brasiliense conquistou Carlinhos Brown e o público de casa. Ellen venceu a temporada de estreia com 39% dos votos, conquistando um prêmio de R$ 500 mil e um contrato com a Universal Music. A cantora é uma das defensoras da música brasileira, e passou por Jorge Ben Jor, Clara Nunes, Lenine e Milton Nascimento para se sagrar a primeira "The Voice" brasileira. O último trabalho de Ellen foi o disco "Afrofuturista", lançado de forma independente.

Sam Alves - 2ª temporada

O cantor Sam Alves - Reprodução - Reprodução
Sam Alves
Imagem: Reprodução

Sam Alves apareceu no "The Voice" norte-americano, mas ninguém virou a cadeira. Já no reality brasileiro, os jurados se apaixonaram pela pegada R&B do cearense, que logo de primeira apresentou uma versão impressionante de "When I Was Your Man", de Bruno Mars. Quem conseguiu trazer o cantor para seu time foi Claudia Leitte, que viu o pupilo se sagrar campeão no dia 26 de dezembro de 2013. Desde então, Sam Alves lançou dois discos pela Universal Music.

Danilo Reis e Rafael - 3ª temporada

A dupla Danilo Reis & Rafael - Reprodução/Facebook/DREROFICIAL/ - Reprodução/Facebook/DREROFICIAL/
Danilo Reis & Rafael
Imagem: Reprodução/Facebook/DREROFICIAL/

A música sertaneja apareceu como destaque no "The Voice Brasil" com Danilo Reis e Rafael, que, curiosamente, foi a primeira dupla campeã considerando todas as edições do reality no mundo. O tom mais grave da voz de Rafael deu um lado particular à versão de "Sinônimos", clássico de Zé Ramalho, que foi cantada na final. Há duas semanas, os aprendizes de Lulu Santos na terceira temporada lançaram o single "Amante da Estrada", que ganhou clipe no YouTube.

Renato Vianna - 4ª temporada

O cantor Renato Vianna, vencedor da quarta edição do "The Voice Brasil" - Reprodução/Facebook/RenatoViannaSP - Reprodução/Facebook/RenatoViannaSP
Renato Vianna
Imagem: Reprodução/Facebook/RenatoViannaSP

Com uma voz potente explorando diversas vertentes do pop rock e do rock, Renato Vianna foi escolhido por Michel Teló após cantar "When a Man Loves a Woman", eternizada na voz de Michael Bolton. O garoto foi progredindo dentro do reality e deixou para a finalíssima a canção "Por Enquanto", composição de Renato Russo que ficou famosa com Cássia Eller. Recentemente, o cantor disponibilizou as faixas do DVD acústico "Renato Vianna Sessions" no YouTube.

Mylena Jardim - 5º temporada

Mylena Jardim é a vencedora da 5º temporada de "The Voice Brasil" - Reprodução/Mylena Jardim/MylenaJardimOficial - Reprodução/Mylena Jardim/MylenaJardimOficial
Mylena Jardim é a vencedora da 5º temporada de "The Voice Brasil"
Imagem: Reprodução/Mylena Jardim/MylenaJardimOficial

"Olhos Coloridos", de Sandra de Sá, foi a música escolhida por Mylena para abrir os trabalhos logo no primeiro episódio da quinta temporada do "The Voice Brasil". A jovem chamou a atenção de todos e ficou no time de Claudia Leitte. Mas uma reviravolta na fase remix fez com que ela seguisse com Michel Teló até o final do programa, quando tocou "Carnavália", dos Tribalistas, e sagrou o sertanejo como técnico bicampeão. Curiosidade: Mylena nem era maior de idade quando conseguiu desbancar seus concorrentes do reality. A cantora lançou no ano passado o primeiro EP da carreira pela Universal Music, chamado de "Nossa Vida, Nossa Regra".

Samantha Ayara - 6ª temporada

A cantora Samantha Ayara - Reprodução/Facebook/AyaraSamantha/ - Reprodução/Facebook/AyaraSamantha/
A cantora Samantha Ayara
Imagem: Reprodução/Facebook/AyaraSamantha/

De olho no pop internacional, Samantha Ayara deu o terceiro título para Michel Teló, o maior campeão entre os jurados do reality. Cantando Beyoncé, Pink, Pitty e Demi Lovato, a cantora deixou um cover de "Who You Are", da Jessie  J, para a grande final. O EP de estreia, "Último Pedido", foi lançado neste segundo semestre pela gravadora Universal.