Topo

Roteiro perdido de Stanley Kubrick é encontrado 19 anos após sua morte

O cineasta Stanley Kubrick - Reprodução
O cineasta Stanley Kubrick Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

16/07/2018 09h17

Um roteiro assinado pelo lendário cineasta Stanley Kubrick, até então considerado "perdido", foi encontrado por um pesquisador que buscava documentar novos fatos da produção do último filme do diretor, "De Olhos Bem Fechados". A informação é da "Variety".

"Burning Secret", coescrito por Kubrick e Calder Willingham ("A Primeira Noite de um Homem"), foi finalizado em 1956, e adaptava o clássico livro do austríaco Stefan Zweig sobre uma mãe e um filho de férias em um local paradisíaco que eram abordados por um homem misterioso.

O mesmo livro seria adaptado para as telonas posteriormente, no filme "O Segredo de Um Homem", de 1988. Com direção e roteiro de Andrew Birkin ("O Nome da Rosa"), o filme passou despercebido pelos cinemas e pelo circuito de premiações. Birkin, curiosamente, trabalhou como assistente de Kubrick antes de se estabelecer em Hollywood.

Nathan Abrams, o pesquisador que encontrou o roteiro, diz que se trata de "uma história completa, com começo, meio e fim". "Não conseguiria dizer se esta era a versão final do roteiro que Kubrick e Willingham gostariam de apresentar, mas ele está inteiro", disse à "BBC Radio".

"Com certeza há material para fazer um filme", adicionou o pesquisador. "Se esse filme seria uma visão fiel do que Kubrick teria feito com o roteiro, é outra história... Stanley sempre olhou para os scripts como uma espécie de mapa, onde ele adicionava camadas visuais que faziam os seus filmes serem tão incríveis".

Kubrick morreu em 7 de março de 1999, aos 70 anos.