Topo

Shakira visita cidade da avó paterna no Líbano e se apresenta em reserva

Shakira durante visita em reserva no Líbano - Jamal Saidi/Reuters
Shakira durante visita em reserva no Líbano Imagem: Jamal Saidi/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

13/07/2018 19h12

A cantora Shakira, que está no Líbano para show, visitou nesta sexta-feira (13) a cidade natal de sua avó paterna e se apresentou nos cedros do país em um concerto no topo de uma montanha em Tannourine, terra de seus ancestrais.

A cantora e compositora colombiana encantou a multidão de milhares de pessoas, reunidas perto da "Floresta dos Cedros de Deus", no norte do país, onde ela afirmou estar orgulhosa por cantar na terra dos avós.

"Lubanaaan! É incrível estar neste cenário mágico, é surreal, muito obrigada por me receberem esta noite", disse ela depois das músicas de abertura, usando a palavra arábica para Líbano.

Shakira no Líbano - Erick Deeb/Honorary Consulate of Lebanon in Barranquilla/AFP Photo - Erick Deeb/Honorary Consulate of Lebanon in Barranquilla/AFP Photo
Shakira no Líbano
Imagem: Erick Deeb/Honorary Consulate of Lebanon in Barranquilla/AFP Photo

"Isso significa muito para mim, estar cantando na terra dos meus avós (...) Eu estou tão orgulhosa desses cedros, tão orgulhosa da minha herança e tão orgulhosa de vocês", disse Shakira, 41 anos, em meio aos aplausos da plateia.

A cantora, nascida na Colômbia, de pai libanês e mãe colombiana, se apresentou no Líbano pela primeira vez em 2011.

No início do dia, ela plantou um cedro em uma reserva natural próxima. A Floresta dos Cedros de Deus e o vale Qadish estão na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.

Acompanhada de funcionários públicos locais, Shakira ainda visitou a reserva natural de cedros, símbolo nacional do Líbano, e ali plantou árvores.

Shakira cercada por funcionários públicos e fãs no Líbano - Erick Deeb/Honorary Consulate of Lebanon in Barranquilla/AFP Photo - Erick Deeb/Honorary Consulate of Lebanon in Barranquilla/AFP Photo
Shakira cercada por funcionários públicos e fãs no Líbano
Imagem: Erick Deeb/Honorary Consulate of Lebanon in Barranquilla/AFP Photo

Para celebrar a visita, uma pequena praça nesta reserva foi nomeada em sua homenagem Shakira Moubarak, seu sobrenome paterno, anunciou o prefeito de Tannurin, Bahaa Harb.

A artista, que está no Líbano acompanhada dos dois filhos, vai inaugurar na noite de sexta-feira o Festival internacional dos Cedros, no norte do país, com um show no qual são esperadas 13 mil pessoas.

Esta é a terceira viagem de Shakira ao Líbano, um país que ela visitou pela primeira vez em 2003, antes de voltar em 2011 para um concerto.

*com informações das agências Reuters e AFP