Topo

Executivo da Fox lança processo para impedir aquisição pela Disney

Walt Disney Studios compra 21st Century Fox - Divulgação
Walt Disney Studios compra 21st Century Fox Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

10/07/2018 09h21

Nem todos os funcionários e executivos da Fox estão felizes com a decisão dos proprietários da mega empresa de entretenimento de vender a maioria dos seus ativos para a Disney. E a insatisfação de um deles, Robert Weiss, acaba de gerar um processo.

Conforme destaca a revista "The Hollywood Reporter", Weiss é apenas um entre o grande grupo de executivos que entrou com uma ação na Justiça americana para impedir a aquisição da Fox pelo estúdio inventor do Mickey.

Segundo o processo, dados financeiros da Fox foram omitidos ou exagerados no relatório enviado para o governo americano a fim de que a compra pela Disney fosse aprovada, o que aconteceu no último dia 27 de junho.

Departamento de Justiça dos EUA deu o aval para a transação com a condição de que a Disney abrisse mão das emissoras regionais esportivas da Fox, o que foi acatado pela empresa. 

A Disney venceu um verdadeiro leilão contra outra grande empresa da área, a Comcast, pela compra da Fox. O lance final da Disney foi de US$ 71,3 bilhões, o equivalente a R$ 276 bilhões.

O processo de Weiss pode atrasar e até bloquear a finalização da compra. Tudo depende da decisão do juiz, que não deve sair tão cedo.