Topo

De "Game of Thrones" a "Black Mirror": Vilã de "Homem-Formiga" é a rainha nerd

Hannah John-Kamen em cena de "Homem-Formiga e a Vespa" - Marvel Studios
Hannah John-Kamen em cena de "Homem-Formiga e a Vespa" Imagem: Marvel Studios

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 04h00

A carreira de Hannah John-Kamen está crescendo cada vez mais em Hollywood. Em pouco tempo, a atriz já trabalhou em séries, filmes e até games consagrados. Dessa vez, ela é a vilã Fantasma em "Homem-Formiga e a Vespa", produção mais recente da Marvel que está em cartaz nos cinemas. 

"Quando começamos a falar do filme e de quem seria legal ter como antagonista, entramos na enciclopédia da Marvel com todos os heróis e vilões", explicou o diretor Peyton Reed durante uma videoconferência direto de Los Angeles da qual o UOL participou. "Então descobrimos esse personagem, Fantasma, e adoramos o visual nas HQs e a habilidade de passar por objetos sólidos".

A proposta de trabalhar com um herói pouco explorado possibilitou novas ideias da produção, como transformar o Fantasma, um homem originalmente nos quadrinhos, em mulher. "Como o vilão não é tão conhecido nos quadrinhos, nos sentimos livres para reinventar esse personagem com o que faz sentido na dinâmica do filme", completou o cineasta.

Hannah faz um ótimo trabalho na produção como uma vilã cuja pretensão é mais se salvar do que tentar dominar o mundo para ficar extremamente poderosa. E quem a indicou para o papel foi um tal de Steven Spielberg.

Conheça outros destaques da atriz em sua curta (e promissora) carreira.

Hannah John-Kamen em cena de "Game of Thrones" - Reprodução - Reprodução
Hannah John-Kamen em cena de "Game of Thrones"
Imagem: Reprodução

Séries

A atriz britânica fez algumas participações especiais em séries menores como "Whitechapel" e "Misfits", ganhando um destaque maior na elogiada "The Hour". Em 2011, Hannah foi uma das estrelas de "Black Mirror" no segundo episódio da primeira temporada, aquele em que as pessoas ganhavam créditos enquanto pedalavam na bicicleta ergométrica.

Cinco anos depois, ela voltou para a consagrada série no episódio especial "Playtest", quando um endividado topa participar de um novo game mais real do que a ficção. Hannah também participou da sexta temporada de "Game of Thrones", em que viveu Ornela, amiga de Daenerys (Emilia Clarke).

Ainda no mundo da fantasia, Hannah estrelou a série de ficção científica "Agentes Espaciais", vivendo uma caçadora de recompensa no meio de uma guerra espacial. A série tem duas temporadas disponíveis na Netflix e é ideal para os fãs de "Star Trek".

Hannah John-Kamen em cena de "Tomb Raider: A Origem" - Reprodução - Reprodução
Hannah John-Kamen em cena de "Tomb Raider: A Origem"
Imagem: Reprodução

Filmes

Apenas em 2018, Hannah estrelou "Tomb Raider: A Origem", "Jogador Nº 1" e "Homem-Formiga e a Vespa". Na produção mais recente de Lara Croft, a britânica foi a melhor amiga da arqueóloga mais famosa dos games, enquanto no filme dirigido por Steven Spielberg ela viveu a líder dos Sixers, que precisavam a todo custo encontrar os três tesouros escondidos no game Oasis.

Mas a atriz não parou por aí no mundo geek. Ela também viveu uma comandante da Primeira Ordem em "Star Wars: O Despertar da Força", e revelou ser fã das antigas da bilionária saga.

Em entrevista para a "EPNdotTV" na época do lançamento do filme, em 2015, Hannah contou que sua melhor recordação do universo é da primeira aparição de Jabba the Hutt em "O Retorno de Jedi" (1983). "Eu fiquei rindo sem parar e pensei: 'O que é isso?'. Ele é hilário e gigantesco".

Games

Para os que ainda duvidam que Hannah não mereça o status de rainha nerd, ela dublou Lord's Blade Ciaran nos clássicos "Dark Souls" e "Dark Souls II". A série é uma das mais idolatradas dos games e traz um mundo perigoso (e muito complexo) onde dragões são os comandantes e você decide o destino de um homem amaldiçoado.

A saga também é conhecida pela dificuldade extrema, causando raiva para aqueles que perdem quase cem horas tentando passar pelas criaturas poderosas. Veja abaixo alguns trechos da participação da atriz nos jogos.