Topo

Filho de português, Shawn Mendes treina idioma e tira dúvidas de fãs brasileiros

Renata Nogueira

Do UOL, em Goiânia

06/07/2018 09h00

Shawn Mendes fez recentemente sua segunda passagem pelo Brasil. O músico canadense ficou quatro dias em Goiânia, cidade que recebeu o VillaMix Festival no último fim de semana.

Atração principal do evento no domingo, o jovem ídolo internacional de 19 anos viu seu hotel ser cercado por fãs durante toda sua estadia na capital de Goiás. Foi lá que, pacientemente, ele atendeu os admiradores que pediam uma selfie ao lado dele em filas que chegavam a receber até 600 pessoas.

Enquanto se concentrava para o show que encerraria o festival, o cantor recebeu o UOL em seu camarim para uma entrevista. A reportagem foi atrás dos mesmos fãs que não saiam da frente do hotel de Shawn para saber o que eles gostariam de perguntar para o artista.

Apesar dos sustos com os fogos entre uma apresentação e outra do maior palco do mundo, o cantor ouviu com atenção às perguntas em português dos fãs. Entre eles, pessoas de todo o Brasil que se deslocaram até o Centro Oeste do país só para assistir ao show, cheio de novidades em relação ao repertório apresentado no Rock in Rio em 2017.

Repertório novo

Talento precoce, Shawn Mendes lançou seu terceiro álbum de estúdio há pouco mais de um mês, em 25 de maio, e incluiu várias músicas novas no repertório que mostrou em Goiânia.

Entre elas, "In My Blood", que ganhou versão com refrão em português e virou a canção oficial da seleção de Portugal na Copa do Mundo. A versão apresentada no VillaMix, porém, foi a tradicional, cantada inteiramente na língua materna dele, o inglês.

Relação com Portugal

Nascido em 8 de agosto de 1998 em Toronto, no Canadá, o garoto é filho de mãe inglesa (Karen) e pai português (Manuel). Shawn Mendes escolheu apoiar o país natal de seu pai na Copa do Mundo e chegou a causar involuntariamente uma guerra de memes na internet entre Brasil e Portugal quando lançou a música oficial da seleção de Cristiano Ronaldo.

Foi aqui no Brasil, porém, que ele viu o time que estava apoiando ser eliminado no último sábado. Apesar da decepção, o canadense passou a torcer pelo Brasil e mostrou ser pé quente ao assistir em uma mesa de bar em Goiânia à vitória sobre o México que levou a nossa seleção às quartas de final.

Parceria com brasileiros

Shawn Mendes ainda teve a chance de conhecer Luan Santana, que tocou no mesmo festival horas antes dele. O ídolo brasileiro conversou rapidamente com o canadense e fez uma foto que já rendeu 700 mil curtidas no Instagram.

Na conversa com o UOL, que rolou momentos antes do encontro com Luan, o canadense cogitou uma parceria com dois artistas brasileiros que já conhecia: Kevinho e Livinho. A mistura seria bem inusitada, já que o som de Shawn Mendes é muito diferente do funk dos brasileiros.

Calcado na voz potente e no violão, o pop com pitadas de soul do canadense rendeu elogios principalmente ao último álbum, que é homônimo e reflete a maturidade do artista, chamado várias vezes de "o novo John Mayer".

Próxima visita

Se seguir o ritmo de visitas, Shawn Mendes deve mesmo voltar ao Brasil no ano que vem. Ao menos é o que o próprio prometeu.

Os fãs de São Paulo, cidade que mais recebe shows internacionais do Brasil, estão ansiosos para receber pela primeira vez o artista canadense, que só pisou no aeroporto de Guarulhos (SP) para fazer sua escala para Goiânia.

Se depender da atenção que recebeu do público em Goiânia, Shawn Mendes tem potencial para lotar apresentações em várias outras cidades brasileiras.