Diretor de fotografia conhecido como "mestre da luz", Robby Müller morre aos 78 anos
Robby Müller, o diretor de fotografia holandês conhecido por suas colaborações com os mestres Wim Wenders, Jim Jarmusch e Lars Von Trier, faleceu nessa quarta (4) aos 78 anos de idade. A informação foi confirmada pela família ao "De Volkskrant", um jornal holandês.
Desde o começo de sua colaboração com Wenders em "Summer in the City" (1970), Müller ficou conhecido como o "mestre da luz", por conta de sua ênfase em iluminação e cores no cinema. A parceria continuou pelos anos 1970 até culminar em "Paris, Texas" (1984), maior clássico do diretor.
Já o polêmico dinamarquês Lars Von Trier contratou Müller para dois de seus filmes mais conhecidos: "Ondas do Destino" (1996) e "Dançando no Escuro" (2000), este último notável por incluir a cantora Björk no elenco.
Outro cineasta aclamado que "adotou" o mestre foi Jim Jarmusch, que contou com ele para a composição de seus visuais "crus" de "Daunbailó" (1986) até "Sobre Café e Cigarros" (2003), que marcou também o último longa-metragem do diretor de fotografia.
Vencedor três vezes do German Film Awards, o Oscar do cinema alemão, Müller nunca foi indicado ao Oscar, fato criticado por muitos na comunidade de cinematógrafos em Hollywood.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.