Topo

Livro pode revelar segredos do bitcoin e a verdade por trás de seu "inventor"

Homem passa por cartaz anunciando que bitcoin é aceita como forma de pagamento em loja de Tóquio (Japão) - Toru Yamanaka/AFP
Homem passa por cartaz anunciando que bitcoin é aceita como forma de pagamento em loja de Tóquio (Japão) Imagem: Toru Yamanaka/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2018 22h57

Um dos maiores mistérios a respeito do bitcoin poderá ser revelado em breve em um livro. É o que acredita o repórter da Bloomberg News, Matthew Leising.

Segundo ele, Satoshi Nakamoto, o "inventor" da moeda que mudou o cenário do dinheiro digital, pode estar trabalhando em um livro sobre a história por trás da criptomoeda.

Acontece que ninguém nunca conheceu Satoshi Nakamoto, embora não faltem pessoas reivindicando a identidade.

Leising relata que uma mensagem criptografada, postada na sexta-feira (29) em um site possivelmente ligado a Nakamoto, indica que ele (ou ela, ou eles) está prestes a dar mais detalhes de sua própria história.

A mensagem do site é misteriosa e fala sobre o "primeiro trecho de uma obra literária que consiste em duas partes".

E segue: "Eu sei que alguns de vocês podem estar lendo isto ou ouvindo sobre isso pela primeira vez, então eu deveria declarar publicamente: ‘Satoshi Nakamoto não é um nome real’. Especificamente, não é um nome legal. É principalmente a essência dos pensamentos e da razão”.

O bitcoin é uma forma de moeda digital criada e mantida eletronicamente, produzida por indivíduos e empresas no mundo inteiro. Diferente das moedas impressas, ninguém o controla.