Topo

Muito além de hits: O que esperar do retorno nostálgico do Smashing Pumpkins?

Billy Corgan lidera o Smashing Pumpkins em show intimista no The Troubadour, em Los Angeles (EUA) - Reprodução/Twitter/Smashing Pumpkins
Billy Corgan lidera o Smashing Pumpkins em show intimista no The Troubadour, em Los Angeles (EUA) Imagem: Reprodução/Twitter/Smashing Pumpkins

Do UOL, em São Paulo

29/06/2018 04h00

O ano de 2018 vai marcar o retorno do Smashing Pumpkins com o trio original Billy Corgan, James Iha e Jimmy Chamberlin -- a única que ficou de fora é a baixista D'arcy Wretzky.

A banda, que ainda fica completa com Jeff Schroeder, vai começar uma longa turnê pelos Estados Unidos em julho, mas foi em um show para 400 pessoas na última quarta-feira (27) que o quarteto mostrou que está afiadíssimo.

Como uma espécie de "esquenta" do que vem por aí e ainda tocando ao vivo o primeiro single do trio original desde os anos 2000, o show no tradicional Troubador em Los Angeles (EUA) não permitiu celulares, o que deu um tom ainda mais nostálgico para o retorno triunfal.

Veja abaixo o que esperar da volta do Smashing Pumpkins na turnê para comemorar os 30 anos da banda.

O que vem de clássicos?

Se você é fã das antigas do Smashing Punpkins, sinta-se agradecido pelo possível setlist proposto pela banda nesta nova turnê. "Mellon  Collie  and  the  Infinite  Sadness" (1995) terá destaque principal, alternando entre a pesada "Bullet With Butter fly  Wings" e as baladas "Tonight, Tonight" e "1979", além de mais três faixas do disco. Anterior, "Siamese  Dream" (1993) também será lembrado com "Hummer", "Soma" e "Today", enquanto o álbum "Gish" (1991) vai resgatar o hard rock alternativo em "Siva" e "Rhinoceros". Por fim, "Drown", que fez parte da trilha de "Vida de Solteiro" (1992), também pode aparecer nos próximos shows.

Covers

O setlist da apresentação no Troubador contou com 17 músicas e ainda teve espaço para um convidado especial. O vocalista do AFI, Davey Havok, subiu ao palco para tocar uma versão de "Transmission", do Joy Division. Na última turnê, em 2016, Billy Corgan costumava tocar alguns covers de David Bowie, Rolling Stones e lembrava até do seu antigo supergrupo Zwan. Parece que novidades pintarão na nova turnê.

Single novo

O Smashing Pumpkins lançou o clipe de "Solara", primeiro single de Billy, James e Jimmy desde o álbum "Machina/The Machines of God" (2000), na última quinta-feira (28). Com um clima nonsense, a música teve produção do mestre Rick Rubin (Black Sabbath, Red Hot Chili Peppers e Johnny Cash) e incorpora o uso em excesso das tradicionais guitarras rasgadas que casam perfeitamente com a voz singular de Corgan. A banda vai lançar dois EPs em 2018, e a expectativa cresce cada vez mais.

Datas da turnê

Os primeiros shows da turnê do Smashing Pumpkins serão nos Estados Unidos, começando a partir do dia 12 de julho, em Glandale, no Arizona. Ao todo serão mais de 40 shows na terra do Tio Sam, e em seguida o quarteto vai para o Canadá e a Europa. Ainda não há nenhuma informação sobre apresentações no Brasil, mas é provável que a banda desça um pouco no mapa para a América do Sul. A última turnê brasileira foi em 2015, com passagens por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.