Topo

Com Marielle, documentário que aborda mortes por policiais no RJ estreia nesta 5ª

Marielle Franco (PSOL), vereadora assassinada em uma emboscada na região central do Rio de Janeiro - Divulgação
Marielle Franco (PSOL), vereadora assassinada em uma emboscada na região central do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/06/2018 11h26

Depois de dois anos e meio de filmagens, o documentário “Auto de Resistência” chega aos cinemas nesta quinta-feira. A produção aborda mortes cometidas por policiais no Rio de Janeiro e as histórias das vítimas e suas famílias em busca de Justiça.

O trailer mostra trechos destas histórias e ainda exibe a então vereadora Marielle Franco, morta no começo do ano, participando de marchas pela causa.

“Foram 606 mortos pela polícia de janeiro a maio desse ano no Rio de Janeiro. 4 mortes por dia! 98% dos inquéritos policiais são arquivados”, salienta comunicado do filme, sobre a situação caótica do Rio em relação à violência.

O documentário mistura entrevistas, depoimentos à Justiça e imagens de denúncia, para mostrar como é a busca de familiares por justiça, enquanto policiais alegam legítima defesa em muitos dos casos de morte de jovens de comunidades cariocas.

Haverá uma exibição no complexo da Maré, na sexta-feira. Nesta quinta, a estreia acontece em salas no Rio, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e outras capitais (veja abaixo).