Topo

China bloqueia HBO após comediante comparar presidente ao ursinho Pooh

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 10h17

A China bloqueou a HBO totalmente, após um de seus principais programas fazer piada com o presidente local, Xi Jingping. Durante o programa “Last Week Tonight”, de John Oliver, o apresentador falou sobre a fama de Jingping de ser parecido com o Ursinho Pooh – e como isso deixa o governante bravo.

O resultado foi o esperado, os chineses não gostaram nada do que viram. De acordo com o “The Guardian”, o site anticensura greatfire.org confirmou que o site da HBO foi completamente bloqueado na China no sábado, e o Weibo já vinha censurando buscas mencionando o nome do programa, inclusive em chinês (Shangzhou jinye xiu), e o de Oliver.

O apresentador usou seu segmento mais famoso, quando comenta um tema por cerca de 20 minutos, para falar sobre a atual situação da China. Além da piada com Pooh, ele o chamou de “tio assustador que prende 800 mil pessoas em seu porão”.

"Se seu rosto se parece remotamente com o de um querido desenho infantil, você deveria abraçar isso", brincou Oliver, que se comparou ao Zazu, de "O Rei Leão", personagem que será dublado por ele no remake em live action.

A HBO ainda não respondeu ao bloqueio.

Apesar de a HBO publicar semanalmente os episódios de Oliver, os chineses que tentarem vê-lo no YouTube não o encontrarão. Mesmo as publicações individuais, de pessoas quaisquer, vem sendo bloqueadas pelo governo chinês.