Topo

Shakira é detonada por vender colar com símbolo que lembra imagem nazista

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 10h09

Fãs de Shakira estão reclamando nas redes sociais, após a equipe da cantora colocar à venda produtos com símbolos que lembram imagens usadas pelos nazistas na primeira metade do século 20. O problema está no pingente vendido junto a um colar de apenas US$ 9,99, usado para promover a turnê “El Dorado  World  Tour”, que começou no começo deste mês de junho.

shakira - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

De acordo com a imprensa internacional, a cantora vem sendo cobrada pelo uso do “Sol negro” (Black Sun), um símbolo desenhado pelos nazistas. “O símbolo é formado por três suásticas cruzadas”, apontou o site alemão “Bento”.

black sun - Reprodução - Reprodução
O "black sun" nazista
Imagem: Reprodução

A produtora responsável pela peça se desculpou: "O colar que a Live Nation desenhou para a turnê de Shakira foi baseado em uma imagem pré-colombiana. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação com sua não-intencional semalhança com imagens nazistas. Nós, sinceramente, nos desculpamos e o tiramos da nossa coleção".

O "sol negro" era visto, por exemplo, em um mosaico no chão do castelo de Wewelsburg, base de Heinrich Himmler e da SS. Símbolos de teor nazista são banidos na Alemanha, salientou a "Deutsche Welle".