Topo

Shakira é detonada por vender colar com símbolo que lembra imagem nazista

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 10h09

Fãs de Shakira estão reclamando nas redes sociais, após a equipe da cantora colocar à venda produtos com símbolos que lembram imagens usadas pelos nazistas na primeira metade do século 20. O problema está no pingente vendido junto a um colar de apenas US$ 9,99, usado para promover a turnê “El Dorado  World  Tour”, que começou no começo deste mês de junho.

shakira - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

De acordo com a imprensa internacional, a cantora vem sendo cobrada pelo uso do “Sol negro” (Black Sun), um símbolo desenhado pelos nazistas. “O símbolo é formado por três suásticas cruzadas”, apontou o site alemão “Bento”.

black sun - Reprodução - Reprodução
O "black sun" nazista
Imagem: Reprodução

A produtora responsável pela peça se desculpou: "O colar que a Live Nation desenhou para a turnê de Shakira foi baseado em uma imagem pré-colombiana. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação com sua não-intencional semalhança com imagens nazistas. Nós, sinceramente, nos desculpamos e o tiramos da nossa coleção".

O "sol negro" era visto, por exemplo, em um mosaico no chão do castelo de Wewelsburg, base de Heinrich Himmler e da SS. Símbolos de teor nazista são banidos na Alemanha, salientou a "Deutsche Welle". 

6 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Renan Guedes de Souza

Sério que vamos te que parar de usar todos os símbolos que usaram em genocídios? Mesmo tendo o nazismo se apropriado de símbolos de outras culturas? como a própria suástica q é um simbolo árabe? Quando vamos parar de usar a estrela vermelha mesmo ?? Vamos parar de vender foices e martelos juntos também?

tsunammy449675132

Palhaçada, procuram pelo em ovo, Perdem tempo com bijuteria ?, por que não vão atras do Trump, dos genocídio em Miamar, no Congo, Palestina.....

publicidade