Topo

Luta entre Papai Noel e o Capiroto? De onde vem o meme do Diabo com a criança

O meme do Diabo com a criança é uma cena do filme "Santa Claus" - Reprodução
O meme do Diabo com a criança é uma cena do filme "Santa Claus" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 04h00

Praticamente todo dia aparece um meme que viraliza na internet, e o último a ganhar tal proeza é do demônio com a criança. Ele já foi tema de trollagem entre a Dilma e o Temer, ganhou versão "sofrência" e também uma opção para os baladeiros de plantão.

O sucesso foi tamanho que até o padre Fábio de Melo "puxou sardinha" para o capiroto usando o meme no Twitter. Mas você sabia que a imagem vem de um filme de terror trash sobre uma batalha entre Papai Noel e o Diabo?

O filme

"Santa Claus" foi lançado em 1959 e virou um clássico natalino (acredite se quiser) no México e nos Estados Unidos. O diretor René Cardona, ícone dos filmes de terror "B", contou uma história psicodélica de uma disputa entre Papai Noel e o Diabo.

O bom velhinho se prepara para distribuir os presentes do Natal para as crianças, mas Lúcifer vai fazer de tudo para atrapalhar. O senhor do inferno envia o demônio Pitch à Terra e em diversos momentos o bem e o mal batalham para ver quem vai conseguir preservar ou perverter a inocência dos pequenos.

Pôster do filme "Santa Claus" - Reprodução/IMDB - Reprodução/IMDB
Pôster do filme "Santa Claus"
Imagem: Reprodução/IMDB

O filme é voltado para as crianças, como se fosse um "Esqueceram de Mim" dos anos 50, mas algumas cenas são perturbadoras. Em determinado momento, uma criança é persuadida por uma boneca a passar para o "lado negro da força", sendo uma criança má. 

Já outra cena mostra Papai Noel dando corda nas suas renas, que nada mais são do que grandes bonecos. Os bichanos ainda gritam de alegria (é assustador) antes de subirem ao céus e viajarem ao planeta Terra.

O filme está completo no YouTube e vale a pena separar uma hora do seu dia para ver como a percepção do Natal mudou de geração para geração. Vale também mencionar que o cineasta René Cardona ganhou fama no início da carreira por ser um dos primeiros a apostar no cinema de gênero, em filmes como "El Mascarado de Plata" e "El Asesino Invisible".

Veja o trailer abaixo: