Topo

Citada em "Seinfeld" e amiga dos famosos, gorila Koko morre aos 46 anos

A gorila Koko em registro de 1995 - AP
A gorila Koko em registro de 1995 Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 12h25

Koko, gorila de 46 anos que ficou famosa nos Estados Unidos por aprender a se comunicar através da linguagem de sinais, morreu aos 46 anos de idade nessa quarta-feira (20) enquanto dormia. A informação foi confirmada pela Gorilla Foundation.

"Koko tocou a vida de milhões como embaixadora de todos os gorilas e como ícone da comunicação entre espécies diferentes. Ela era muito amada e sentiremos saudade. A capacidade de Koko por se comunicar e ter empatia abriu milhares de corações e mentes", diz o comunicado da instituição.

A gorila ganhou notoriedade por ter aprendido mais de mil palavras na linguagem de sinais humana. Koko tinha habilidade de formar frases curtas - normalmente de até quatro palavras - com os sinais aprendidos e conseguia se comunicar com pesquisadores. A psicóloga Penny Patterson foi a "mãe" de Koko e a ensinou a linguagem de sinais desde um ano de idade.

Amiga de famosos

A popularidade de Koko logo atraiu os olhos de Hollywood. Fãs de "Seinfeld" se lembrarão que no episódio 19 da nona temporada George Costanza tenta emplacar um apelido para si no trabalho: T-Bone. "Como chama aquela macaca que sabe linguagem de sinais?", questiona o chefe do personagem. No fim das contas, George foi apelidado com o nome da gorila mais famosa dos Estados Unidos.

Após vários documentários e depois de aparecer na capa da revista "National Geographic", muitas celebridades também ficaram encantadas com esse fenômeno, como William Shatner e Robin Williams.