Topo

Trump usa trailer falso de filme de ação para conquistar Kim Jong-un

Aperto de Kim e Trump foi assistido pelo mundo inteiro nesta terça - Getty Images
Aperto de Kim e Trump foi assistido pelo mundo inteiro nesta terça Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2018 14h11

 “A história pode se repetir por gerações, em ciclos que parecem intermináveis”, diz o narrador de voz grave em um vídeo que parece vender um filme de ação genérico. “Chega a hora em que poucos são chamados para fazer a diferença”.

Pode parecer um trailer falso feito por internautas para virar meme, mas o vídeo em questão foi exibido por Donald Trump ao ditador da Coreia do Norte durante encontro inédito entre os dois líderes em Cingapura, nesta terça-feira (12).

Para não deixar dúvidas, o narrador se dirige aos dois heróis dessa saga: “Suas histórias são conhecidas, mas como será a sequência?” E segue, como se narrasse uma superprodução de Hollywood, criando até um estúdio fictício para anunciar a saga: “Destiny Pictures (ou ‘Filmes do destino’, em tradução livre) apresenta uma história de oportunidade, uma nova história, um novo começo. Dois homens, dois líderes, um destino”.

O presidente dos Estados Unidos afirmou à imprensa que mostrou o vídeo Kim Jong-un e seus assessores no final do encontro. “Acho que eles amaram”, disse Trump.

Segundo o “The Guardian”, que divulgou o “trailer” em primeira mão, o vídeo foi produzido por uma empresa chamada Destiny Productions e, assim como os trailers reais fazem para te convencer a ir ao cinema, impulsiona a visão de um encontro triunfante e de um futuro próspero que se abre para o país comunista.

A estratégia também mira na tradição familiar de Kim, que sempre gostou muito de filmes de ação. É conhecida a história do pai do ditador, Kim Jong-il, que sequestrou em 1978 o renomado diretor sul-coreano Shin Sang-ok e sua ex-esposa Choi Eun-hee para que eles criassem uma indústria cinematográfica na Coréia do Norte. A dupla conseguiu escapar oito anos depois, durante a ida ao Festival de Cinema de Viena.