Topo

Salto alto de personagem em Jurassic World gera nova crítica; atriz defende

Cena de "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros": salto alto é uma boa ideia? - Divulgação
Cena de "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros": salto alto é uma boa ideia? Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/06/2018 16h02

O uso de salto alto já vem sendo criticado há tempos por colocar as mulheres em uma posição de desconforto além de todas as discussões em torno do sexismo. Fora isso, no caso de uma dezena de dinossauros estarem te perseguindo, esse tipo de calçado pode te deixar em bastante desvantagem. Em 2015, o salto alto usado pela personagem Claire Dearing (Bryce Dallas Howard) já deu o que falar na mídia. Em 2018, com o retorno da franquia com "Reino Ameaçado", a polêmica voltou.

Um artigo do site IndieWire assinado por Kate Erbland acusou que a repetição do acessório no novo filme mostra um tipo de filmagem "preguiçosa". "Muito da vida de Claire mudou neste meio tempo, menos os sapatos", diz o texto.

A opinião é compartilhada pelo artigo do Vulture, de Jada Yuan. "Em vez de desenvolver a personagem, Claire fica presa aos seus saltos. Era realmente necessário que 'Jurassic World' ressuscitar estereótipos de gênero com os dinossauros?", afirma.

Além das questões conceituais, os artigos também questionam a questão lógica dos saltos na trama. "Nós temos mesmo que acreditar que nenhum daqueles galhos quebra quando ela pisa? Nem ela ou Owen (Chris Pratt) imaginam que um parque de dinossauros cheio de suprimentos possui um par de botas? Não houve sequer uma torção de tornozelo durante toda essa fuga e batalha com dinossauros?", questiona o artigo.

Ao site Yahoo! Movies, Howard defendeu a opção do roteiro. "Essa é uma pessoa que não pertence à selva. De um ponto de vista lógico, eu não acho que ela devesse tirar o salto. Creio que ela não escolheria correr descalça. Eu não acho que ela correria melhor na selva descalça com galhos e pedras", explica.