Topo

6 motivos para você ouvir "America", o novo disco do Thirty Seconds to Mars

Tomo Milicevic, Jared Leto e Shannon Leto, do 30 Seconds to Mars - Alberto E. Rodriguez/Getty Images
Tomo Milicevic, Jared Leto e Shannon Leto, do 30 Seconds to Mars Imagem: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/06/2018 04h00

O Thirty Seconds to Mars inicia nesta quarta-feira, dia 6 do mês 6, a perna norte-americana da "The Monolith Tour". A série de shows que passará por Canadá, Estados Unidos e México começa um mês depois do lançamento oficial de "America", em 6 de abril.

O número 6, aliás, tem sido uma constante no novo disco da banda formada pelos irmãos Jared e Shannon Leto e o guitarrista Tomo Milicevic. A começar pelas várias capas, algumas delas com 6 termos cada. Na visão da banda, são listas que trazem ideais dos Estados Unidos de hoje em dia.

"Para mim, listas são quase com cápsulas do tempo. De forma independente elas podem surpreender, entreter ou provocar, mas como grupo, as listas nos dão um senso da cultura na qual fazemos parte e da época em que estamos vivendo", explica Jared Leto.

O vocalista ainda cruzou os Estados Unidos em uma viagem de 6 dias batizada de "Mars Across America" antes de lançar o disco. Nesta quarta, junto com a estreia da turnê, a banda ainda disponibiliza o último vídeo da experiência em suas redes sociais. São pílulas de cada dia da jornada que começou em Nova York e terminou em Los Angeles.

Por mais que o quinto disco do Thirty Seconds to Mars pareça bastante político, - como o single "Walk On Water" já havia sugerido - Jared Leto defende que a ideia é que os temas abordados no novo trabalho da banda causem uma reflexão pessoal em cada um que tiver contato com ele.

Veja então 6 motivos para ouvir e refletir sobre "America": 

1: as capas

America - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As capas variadas trazem informações como os salários milionários de youtubers, as marcas mais valiosas, as posições sexuais mais praticadas, os esportes mais perigosos, os assuntos mais comentados, as drogas mais vendidas e os órgãos de investigação dos Estados Unidos.

Duas delas reproduzem nomes populares: as Kardashians (Kim e Kylie) e Jesus são lembrados duas vezes! Estão lá também Justin (Bieber?), Michael (Jackson?), Mickey (Mouse?), Donald (Trump ou Duck?). Elvis, Kanye, Lebron e Oprah. Pra começar a refletir antes mesmo de ouvir as músicas.

2: é interativo

Capa personalizada - Reprodução - Reprodução
Personalizamos "America" com uma versão música muito popular brasileira
Imagem: Reprodução

A banda tem estimulado as pessoas a compartilharem suas opiniões usando a hashtag #whatamericameanstome (o que a América significa para mim).

Um site oficial também permite que você crie sua própria capa para o disco. Ao terminar, é possível salvá-la já no formato correto para imprimir. E, caso você queira compartilhar a capa personalizada, há ainda outra sugestão hashtah: #marsamerica

3: provocação pop

O som é mais pop e comercial, com parcerias com a cantora pop Halsey em "Love Is  Madness", o rapper A$AP  Rocky em "One Track  Mind" e a produção do DJ Zedd em "Dangerous Night".

E a mensagem de "America" - por mais provocativa que seja - leva a um panorama otimista, defendido principalmente em "Walk on Water", em que a frase "times are changing" (os tempos estão mudando) é repetida ao menos quatro vezes.

Jared Leto já declarou que, apesar dos tempos sombrios que vivemos, acredita que tudo será uma lição que nos levará a algo melhor.

4: não é só música

Assim como já fez em trabalhos anteriores, Jared Leto também gravou um documentário relacionado ao disco novo.

Em "A Day In The Life Of America", o ator e músico contou com a ajuda de dezenas equipes espalhadas pelos 50 Estados do país para registrar momentos do 4 de Julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos. Parte do processo é exibido no clipe de "Walk On Water", e o documentário completo está previsto para estrear ainda neste ano.

Entre as questões abordadas no documentário estão imigração, Coreia do Norte, população carcerária, armas, crise dos opióides, vício em tecnologia e celebridades.

5: 20 anos de banda

Formada em 1998 pelos irmãos Jared Leto (vocalista) e Shannon Leto (baterista), a banda faz 20 anos (!) em 2018. O guitarrista Tomo Milicevic está com eles há 15, desde 2003.

Conciliando a carreira musical com seus vários papéis no cinema, Jared Leto parece agora estar naquele momento intensamente dedicado à música. E 2018 deve ser um ano bem marcante por causa da efeméride.

Empolgação não falta. Vale lembrar que a banda já vendeu 15 milhões de discos e entrou para o livro dos recordes com a mais longa turnê da história na divulgação de "This  is War" (2009), que inclusive passou pelo Brasil em 2011. 

6: "Please, come to Brazil"

Jared Leto açaí - Marco Antônio Teixeira/UOL - Marco Antônio Teixeira/UOL
Jared Leto come açaí no palco durante show do Thirty Seconds to Mars no Rock in Rio
Imagem: Marco Antônio Teixeira/UOL

Apesar de ainda não ter uma data confirmada, há sim boas chances do Brasil receber a nova turnê do Thirty Seconds to Mars. Eles já passaram por aqui em cinco ocasiões, duas vezes como atração do Palco Mundo do Rock in Rio.

Na edição do ano passado, Jared Leto declarou mais de uma vez sua paixão pelo açaí, e repetiu a cena que marcou o festival em 2013 ao sobrevoar a gigantesca multidão que os assistia descendo pela tirolesa.