Topo

"Missão Impossível": Tom Cruise mostra bastidores de salto de 7 mil metros

Tom Cruise salta de avião em cena de Missão Impossível - Reprodução
Tom Cruise salta de avião em cena de Missão Impossível Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/06/2018 08h59

Com um histórico de cenas impressionantes de ação e a fama de Tom Cruise em deixar de lado dublês para gravar por si próprio cenas perigosas, "Missão Impossível: Efeito Fallout" conseguiu trazer uma novidade de tirar o fôlego: uma cena com um salto de 25 mil pés de altura (7,6 mil metros), em que o ator precisou vestir um traje feito especialmente para a ocasião e ensaiou exaustivamente para que virasse realidade. 

Um vídeo de bastidores mostra como foi feito o salto e o quão difícil e arriscado ele foi. O diretor Christopher McQuarrie já havia dito que Cruise fez 106 saltos até chegar ao resultado final, mas agora é possível entender melhor o processo.

Saltar de 7,6 mil metros requer equipamento especial e avião militar. Por isso, Cruise realizou muitos desses saltos em alturas inferiores e também realizou muitos ensaios em um enorme túnel de vento.

"Tom é o primeiro ator a fazer um salto desses", explicou o coordenador de dublês Wade Eastwood. No filme, a ideia é que ele chegue a um país sem poder ser detectado.

Para filmar a cena, foi necessário criar um capacete com entrada de oxigênio para Cruise e os câmeras suportarem o ar rarefeito. Eram realizados 5 saltos de alturas inferiores e no fim do dia, três mais altos. Um dos detalhes é que a cena tinha de ser próxima ao anoitecer, então, tudo precisava ser perfeito e havia um intervalo de apenas três minutos para se realizar o salto.

Além da velocidade de 265 km/h que o ator chegou, havia o risco de colisões entre ele e o câmera. Mas, no fim, deu tudo certo. "Ainda não acredito que conseguimos", comemorou o diretor. 

O filme chega aos cinemas no dia 26 de julho.