Topo

Morre aos 96 anos William Phipps, o príncipe do primeiro filme de Cinderela

O ator William Phipps - Divulgação
O ator William Phipps Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/06/2018 15h00

O ator William Phipps, que dublou o príncipe do primeiro filme da "Cinderela", em 1950, morreu aos 96 anos. Phipps também ficou conhecido por papéis nos primeiros filmes de ficção científica, entre eles "Guerra dos Mundos" (1953).

William Phipps morreu na sexta-feira à noite no UCLA Medical Center, em Santa Monica, na Califórnia, depois de uma batalha contra um câncer de pulmão, segundo o autor Tom Weaver, que era amigo do ator.

O ator fez sua estreia no cinema em "Crossfire" (1947), filme clássico de Edward Dmytryk que  foi indicado ao Oscar e gira em torno de uma investigação sobre o assassinato de um homem judeu. Entusiasta do gênero, ele foi um dos primeiros atores a aparecer regularmente nos filmes de ficção científica.

O próprio Walt Disney ouviu a fita de audição de Phipps e o contratou para interpretar o Príncipe Encantado, contracenando com Ilene Woods no primeiro filme de "Cinderela" (1950). O ator disse que recebeu cerca de US$ 100 por duas horas de trabalho em uma tarde de janeiro de 1949.

Outra história curiosa é que, na época, a Disney promoveu o filme de animação com um concurso nacional para mulheres. A vencedora foi levada para Hollywood para um encontro com o Príncipe Encantado, que era Phipps vestido de gravata branca e coroa e cartola.

Entre outros trabalhos, William Phipps também atuou em diversas séries de TV, entre elas "Dallas", "Os Waltsons", "As Panteras", "Arquivo Confidencial" e "Bonanza".