Topo

Miguel Falabella se arrisca no YouTube com animação infantil; veja

Miguel Falabella e a escritora e ilustradora Suppa, criadora da personagem Charlotte Lunette - Divulgação
Miguel Falabella e a escritora e ilustradora Suppa, criadora da personagem Charlotte Lunette Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

02/06/2018 04h00

Miguel Falabella é ator, dramaturgo, diretor, dublador, cineasta, escritor, apresentador e roteirista. Em sua carreira só faltava virar youtuber. Não falta mais. Na próxima quarta-feira (6), ele estreia, em parceria com a escritora e ilustradora Vivian Suppa, o “Canal da Charlotte”.

Charlotte Lunette, personagem do Canal da Charlotte, no YouTube - Suppa/Divulgação - Suppa/Divulgação
Charlotte Lunette, personagem do Canal da Charlotte, no YouTube
Imagem: Suppa/Divulgação
A personagem foi criada por Suppa inspirada em sua filha. Primeiro, a história virou livro "Os Óculos Mágico de Charlotte", publicado em 2016 e, agora, um canal de animações para crianças.

No enredo, Charlotte Lunette, de 7 anos, é uma garotinha muito esperta que ganha óculos mágicos e começa a enxergar o mundo de uma maneira diferente.

“O segredo para uma animação infantil é não tratarmos a criança como uma incapaz. Toda criança é um ser inteligente, entende noções de ética, respeito, civilidade, que são coisas fundamentais neste mundo”, diz Miguel Falabella ao UOL.

Os episódios no YouTube foram roteirizados por Miguel Falabella que também dubla o cachorrinho Pelusso, inspirado em seu cachorro Bruno, um Cavalier King Charles Spaniel, que morreu no ano passado. Pelusso é um cão filósofo que ajuda a Charlotte a entender melhor o mundo. "Fiz uma voz meio bocejante porque ele é meio blasé e mal humorado", diz Falabella.

Ao todo, já foram produzidos 13 episódios que serão disponibilizados aos poucos na plataforma.

No enredo, ao usar os óculos mágicos, Charlotte enxerga o mundo como ele deveria ser, sem nenhum problema mas, quando ela tira os óculos, esses problemas voltam a aparecer. “Com ajuda de seus amigos, ela tenta resolvê-los, sempre de maneira lúdica. Desta forma, conseguimos abordar coisas como bullying, preconceito, sustentabilidade”, explicou Suppa.

Miguel Falabella e Suppa são amigos há mais de 20 anos e, desde então, tentam fazer algo juntos. “A ideia era fazer uma animação para a TV, mas os jovens estão consumindo mais nas plataformas digitais", diz Suppa.

"A Charlotte tem uma forma de olhar o mundo que a gente precisa aprender. Realmente, nós precisamos consumir menos. Damos muito peso a bens materiais enquanto os imateriais são muito mais saborosos", conclui Falabella.