Topo

Filmes e séries

Em Curitiba, ator Danny Glover visita Lula e pede liberdade ao petista

Ricardo Stuckert
O ator Danny Glover Imagem: Ricardo Stuckert

Do UOL*, em São Paulo

31/05/2018 20h25

O ator americano Danny Glover, embaixador da ONU para os Direitos Humanos e Assuntos Raciais, visitou nesta quinta (31) ao lado Dilma Rousseff o ex-presidente Lula na cela da Polícia Federal em Curitiba. Cada um deles entrou na carceragem da Superintendência da PF por volta das 16h e permaneceu por cerca de meia hora conversando com o petista.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", Glover, que é ativista, disse que Lula está calmo, confiante e tem segurança no trabalho dos movimentos sociais contra mentiras apresentadas contra ele. "Eu o apoio porque é o presidente do povo", afirmou.

Reprodução/Instagram
Danny Glover posta foto pedindo liberdade a Lula Imagem: Reprodução/Instagram

ssuntos Raciais, pediu nesta quarta-feira (30/05), em Curitiba, a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos de prisão por corrupção. Glover acompanhou o "Boa noite, Lula", uma vigília diária rea... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2018/05/31/ator-danny-glover-pede-por-liberdade-de-lula-em-curitiba.htm?cmpid=copiaecola

Nesta quarta (30), o parceiro de Mel Gibson em "Máquina Mortífera" acompanhou o "Boa noite, Lula", uma vigília diária realizada por centenas de simpatizantes desde 7 de abril, quando o ex-presidente foi preso. Ele pediu liberdade a Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

"Povo brasileiro, a minha presença aqui não é simbólica, estou aqui representando milhares de pessoas no mundo que exigem que Lula seja libertado", disse o ator em breve discurso.

Recebido com entusiasmo pelos seguidores do ex-presidente, Glover enfatizou que seu "amigo e irmão Lula deve ser libertado" para unir o Brasil e dar seguimento às conquistas obtidas com o PT.

Em sua mensagem, ele destacou a humildade de Lula, afirmando que seu "exemplo de perdão, exemplo de trabalho, exemplo de amor e a confiança em seu povo ressoam não apenas nesta região, mas no mundo todo e também no meu país".

Rodolfo Buhrer/Reuters
O ator americano Danny Glover discursa cerca de militantes de esquerda Imagem: Rodolfo Buhrer/Reuters

Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, está preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril em decorrência das investigações da Operação Lava Jato.

O ex-presidente foi condenado por receber vantagens indevidas provenientes de um esquema de corrupção envolvendo três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. A vantagem seria um apartamento tríplex no Guarujá (SP).

Lula também era acusado de receber como vantagem indevida o armazenamento de bens recebidos durante seus dois mandatos como presidente da República.

*com informações da Deutsche Welle