Topo

Pantera Negra da vida real? Imigrante ilegal salva criança escalando prédio

Gassama e o Pantera Negra - Reprodução/AFP
Gassama e o Pantera Negra Imagem: Reprodução/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/05/2018 13h58

Um garotinho pendurado na sacada e uma pessoa desesperada no apartamento ao lado, sem conseguir salvá-la. Eis que surge alguém com força e habilidade o suficiente para escalar quatro andares rapidamente e salvar o dia. Poderia ser cena de filme, não é? Mas aconteceu de verdade, na França. E o super-herói da vez foi como um Pantera Negra da vida real.

O vídeo que capturou o momento em que Mamoudou Gassama, de 22 anos, fazendo seu espetacular resgate, viralizou na internet e ganhou traços mais dramáticos por seu histórico -- e pelo que ele receberá por seu ato.

O detalhe é que Gassama é negro, africano e um imigrante ilegal. Vindo do Mali e enfrentando um país com muita incidência de xenofobia, ele arriscou a própria pele.

Com histórico e habilidades dignas do Pantera Negra dos cinemas, escalou andar por andar as sacadas e em menos de um minuto conseguiu segurar a criança por um braço, enquanto o vizinho do apartamento ao lado ainda tentava ajudar de alguma forma.

O gesto de Gassama foi notado até pelo presidente da França. Emmanuel Macron convidou o imigrante nesta segunda-feira a conhecer o Palácio do Eliseu. Além da honra do gesto, o "Pantera Negra" saiu com um combo daqueles: cidadania francesa e um emprego no Corpo de Bombeiros.

Uniforme, Gassama não ganhou. Mas ele levou uma medalha para se lembrar do dia em que foi um herói de verdade.

gassama - Thibault Camus/Pool via Reuters  - Thibault Camus/Pool via Reuters
Imagem: Thibault Camus/Pool via Reuters