China desbanca EUA e vira maior consumidor de cinema do mundo
Os chineses gastaram mais de US$ 3,17 bilhões em entradas de cinema no primeiro trimestre de 2018, ultrapassando a arrecadação na América do Norte, que foi de US$ 2,8 bilhões. As produções populares nacionais são as mais apreciadas, mas a China também produz filmes de arte de prestígio.
Os dados são do órgão oficial China Movie Data Information Network e da revista americana "Variety".
Cerca de 75% das bilheterias na China foram geradas por filmes chineses. Entre os 10 filmes mais bem-sucedidos estão sete produções locais, cinco delas no topo da lista. Operação Mar Vermelho, um filme de aventuras sobre uma missão anti-pirataria do exército chinês, ocupa a primeira posição.
Os grandes filmes de Hollywood, como Pantera Negra ou o filme de ficção científica Círculo de Fogo: a Revolta, também tiveram bons resultados.
A China ainda é um mercado essencial para os estúdios de Hollywood. Os blockbusters são muito bem sucedidos, apesar de Pequim limitar o número de filmes estrangeiros exibidos nos cinemas. O Ano Novo chinês, período de férias durante o qual muitas pessoas aproveitam para ir ao cinema, contribuiu para o aumento da arrecadação durante esses dias.
Cinema de arte
Apesar da preferência por filmes populares, o cinema de arte chinês atual também tem muito prestígio. No último Festival de Cinema Internacional de Cannes, Jia Zhang-ke apresentou Ash is the Purest White, título em inglês, uma intrincada e violenta saga sobre uma mulher forte, mas submissa a um chefe de gangue.
Entre outros nomes importantes do cinema chinês contemporâneo estão Chen Kaige (Palma de Ouro em 1993, por Adeus Minha Concubina) e Zhang Yimou (Leão de Prata em Veneza em 1991 por Lanternas Vermelhas e Grand Prix de Cannes, em 1994, por Viver!). Ambos fazem parte da chamada "Quinta Geração", que inaugurou uma nova fase do cinema chinês, com grande repercussão internacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.