Tietes famosos, emoji e recordes: Grupo de K-Pop rouba a cena em premiação
![Banda BTS durante sua apresentação no Billboard Awards - Chris Pizzello/Invision/AP](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/f0/2018/05/21/banda-bts-durante-sua-apresentacao-no-billboard-awards-1526919252919_v2_900x506.jpg)
Taylor Swift, Ed Sheeran, Luis Fonzi, Jennifer Lopez… Teve de tudo no Billboard Awards, uma das premiações mais tradicionais do mundo da música. Mas, poucos ganharam mais gritinhos empolgados, cliques e aplausos que os sete cantores do BTS. Mesmo em Las Vegas, o hepteto roubou a cena, mostrando a força de seu K-pop, que vem batendo recordes e chamando a atenção como um fenômeno, principalmente nas redes sociais.
Celebridades viraram tietes perto do BTS na capital dos cassinos: Backstreet Boys, Taylor Swift e Tyra Banks foram alguns que postaram fotos com o grupo, enchendo-os de elogios: “Vocês estão arrasando”, disse Swift.
A base do BTS é a mesma de qualquer grande grupo musical. Músicas grudentas -- misturando elementos de pop, música eletrônica e hip hop --, videoclipes fantásticos, coreografias sincronizadas... Os números mostram hits com mais de 100 milhões de audições no Spotify e oito clipes com mais de 200 milhões de visualizações no Youtube – “DNA” é o recordista, com 380 milhões. Mas o grande diferencial veio na web.
O BTS conseguiu nos últimos anos bater recordes e chegar ao Guinness Book – o famoso livro dos recordes –, mas por conta de seus tuítes e posts em outras redes sociais. Para se ter uma ideia, se somarmos likes e retuítes de Donald Trump e Justin Bieber em 2017, o resultado é inferior ao que o BTS atingiu, de acordo com a Bloomberg. Foram 502 milhões de interações e o “prêmio” no Twitter de grupo ou artista mais tuitado em 2017, no mundo todo.
Foi este mesmo número fez a banda sul-coreana chegar ao Guinness Book como o grupo musical com maior engajamento musical, fruto do “army” (exército, em português) de fãs do grupo que turbinam tudo que o BTS produz.
O fenômeno na internet não é recente. A banda já foi criada por uma empresa renomada e pelo menos desde 2015 os números são de gente grande na web, culminando com o que se viu no Billboard Awards, quando apresentaram o single do recém-lançado "Love Yourself: Tear", chamada “Fake Love”. A música deu mais um recorde pessoal à banda, com 10 milhões de acessos em menos de cinco horas, na última sexta-feira, maior sucesso que já registraram.
O início
O BTS nasceu em 2010, com diversas audições para escolher os jovens que comporiam a banda. No início, principalmente, as mudanças de formação foram constantes, tendo sobrado apenas um integrante original: RM (antigamente chamado de Rap Monster e citado como líder do grupo). Completam a formação atual Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook.
Foi a Big Hit Entertainment quem criou o grupo, e o nome criado é uma sigla para “Bangtan Sonyeondan”, algo como “escoteiros à prova de balas” em português. A estreia foi com “2 Cool 4 Skool”. Eles pouco demoraram a engrenar, após ganharem um programa na TV da Coreia do Sul em que faziam paródias de outras atrações de televisão.
O BTS chegou a tocar em Los Angeles e Japão e teve como primeiro grande sucesso o single e o vídeo de “Dope”. A trilogia de EPs “Most Beautiful Moment in Life” ampliou a fama do grupo, assim como o segundo álbum, “Wings”, de 2016, primeiro a liderar as paradas sul-coreanas e chegar a número 1 na lista US World, da Billboard.
Grupos como Fifth Harmony mostraram desejo por fazer parcerias com o BTS. Mas o que deu certo foi a colaboração de Steve Aoki em um remix para “MIC Drop”, que bombou na web – desde novembro de 2017, o clipe soma 250 milhões de views. No mesmo mês, eles tocaram no American Music Awards, sendo a primeira banda de K-pop no evento e expandindo sua influência globalmente.
Uma das conquistas curiosas do BTS foi ser o primeiro grupo de K-pop a ganhar um emoji. Eles inclusive lançaram aos fãs a chance de ajudar a escolher o desenho. No fim, foi escolhido um colete à prova de balas com a inscrição BTS, em referência ao que significa a sigla.
As letras sobre temas que afligem os adolescentes, como bullying, ansiedade e depressão são um dos atrativos da banda, para além do som, além da defesa da causa LGBT e a participação de campanhas de caridade.
O BTS bomba também no Brasil e fez shows em 2015 e 2017, além de ter duas comunidades de fã clube na casa das centenas de milhares de participantes. O "Armys do Brasil" conta com 250 mil seguidores no Facebook, enquanto o "BTS Brasil" tem 373 mil.
Confira mais famosos que tietaram os astros do K-pop:
Veja como foi a apresentação de "Fake Love" no Billboard Awards:
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