Topo

Sheeran, Swift e "Despacito" lideram noite de prêmios e homenagens da Billboard

Luis Fonsi com seus cinco prêmios do Billboard Awards - Jordan Strauss/Invision/AP
Luis Fonsi com seus cinco prêmios do Billboard Awards Imagem: Jordan Strauss/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 08h04

Os maiores da música se reuniram na noite de domingo para a entrega dos prêmios do tradicional Billboard Awards. Em uma noite cheia de performances no palco e homenagens a estrelas como Janet Jackson e Avicii, os grandes vencedores foram Ed Sheeran, Taylor Swift e Luis Fonsi, com sua “Despacito.

janet - REUTERS/Mario Anzuoni - REUTERS/Mario Anzuoni
Janet Jackson se apresenta no Billboard Awards
Imagem: REUTERS/Mario Anzuoni

A noitada aconteceu na MGM Grand Garden Arena, espaço de eventos do badalado hotel de Las Vegas, e teve como destaque na abertura uma performance de Kelly Clarkson, apresentadora da premiação, cantando alguns dos grandes sucessos do último ano, como “Look What You Made Me Do”, de Taylor Swift e “Shape of You”, de Ed Sheeran.

Bruno Mars e Ed Sheeran disputaram 15 estatuetas, cada, e o ruivo acabou colecionando mais, com cinco: maior artista, melhor artista homem, artista “Top Hot 100”, melhor artista para rádio e melhor música no rádio para “Shape of You”. Mars ganhou pela melhor canção, álbum e turnê de R&B.

Sheeran não esteve em Las Vegas, mas fez uma apresentação direto da Irlanda.

Já Taylor Swift conseguiu dois prêmios de impacto: melhor artista mulher e álbum mais vendido, por “Reputation”.

Luis Fonzi e o hit “Despacito” conquistaram nada menos que cinco prêmios: melhor música no “Top Hot 100”, vídeo com mais streamings, música mais vendida, melhor colaboração (pelo trabalho com Justin Bieber e Daddy Yankee) e melhor música latina. Mas perdeu como melhor artista latino para Ozuna.

“Esse prêmio é para os meus irmãos latinos, os imigrantes, sonhadores e todos os que já ouviram a frase ‘Ei, fale em inglês’ ou que sofrem com piadas por seu sotaque“, disse ele.

Confira outros destaques da noitada - veja aqui a lista completa da premiação:

Emoção após tiroteios

Apesar da noite de festa, os últimos casos de tiroteios nos EUA foram lembrados pelos artistas em discursos e homenagens.

“Mais uma vez, estamos todos entristecidos por mais crianças que morreram sem motivo algum”, disse ela, sobre o caso de Santa Fe. “Estou tão cansada de momentos de silêncio... Eles obviamente não estão adiantando. Então, porque não fazemos um momento de ação e de mudança? Precisamos fazer melhor.”

Ariana Grande cantou “No Tears Left to Cry”, feita em homenagem aos mortos no ataque em Manchester, durante seu show.

Janet Jackson brilha

Uma homenagem marcante da noite foi a Janet Jackson. Ela foi introduzida por Bruno Mars, ganhou um prêmio de ícone da música e cantou para comemorar seus 52 anos e os 25 anos do disco “Janet”.

Vestida de dourado, cantou “Nasty”, “If” e “Throb”, botando famosas como Ciara e Tyra Banks para dançar. E ainda discursou:

“Mulheres deixaram claro que não serão mais controladas, manipuladas ou abusadas. Eu estou com essas mulheres e com homens que estão, igualmente, ultrajados pela discriminação e que nos acompanham de coração e mente abertos”, disse ela.

Avicci lembrado

Outro momento emocionante foi uma homenagem ao DJ sueco Avicci, que morreu em abril, com suspeita de suicídio. Ele foi homenagemado pelo The Chainsmokers, dupla de música eletrônica, e a cantora Halsey.

“Sua morte foi uma enorme perda para o mundo da música e para todos nós. Um artista que inspirou em muitas maneiras e significou muito, disse Andrew Taggart. “Quem trabalhou com ele diria que ele era a alegria em pessoa e isso faz da tragédia mais dolorosa. É um recado para nos fazermos presentes, apoiarmos e amarmos amigos e familiares que sofram de distúrbios mentais”, completou Halsey.

Fenômeno

O K-pop teve uma das maiores salvas de palmas da noite, quando o grupo BTS foi introduzido. Eles ganharam prêmio de artista com melhor desempenho nas redes sociais, levando o público à loucura em Las Vegas, principalmente quando foram ao palco apresentar "Fake Love", single do disco "Love Yourself: Tear". O álbum foi lançado na sexta-feira.

Outros artistas de renome que subiram ao palco foram John Legend, Jennifer Lopez, Christina Aguilera com Demi Lovato e Shawn Mendes, entre outros.