Topo

Virada Cultural começa esvaziada em SP após chuva e queda de temperatura

Movimentação na avenida São João, esquina com o Vale do Anhangabaú, durante a Virada Cultural 2018 - Felipe Branco Cruz/UOL
Movimentação na avenida São João, esquina com o Vale do Anhangabaú, durante a Virada Cultural 2018 Imagem: Felipe Branco Cruz/UOL

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

19/05/2018 19h41

A forte chuva que caiu no início deste sábado (19) em São Paulo trouxe o frio e espantou o público do centro durante as primeiras horas da Virada Cultural 2018. Por volta das 19h, fazia 19ºC na região.

No vale do Anhangabaú, no início da noite, era possível contar nos dedos as pessoas que circulavam por ali. Pequenas aglomerações eram vistas apenas próximo aos palcos e no parque de diversões montado no calçadão.

A forte chuva causou outros transtornos também no restante da cidade, com registro de queda de energia em diversos pontos, semáforos apagados e iluminação pública desligada, como foi o caso da rua da Consolação, por onde passou o trio elétrico com as cantoras Baby do Brasil, Pitty e Tulipa Ruiz.

Neste ano, a Virada Cultural voltou ao seu formato original, com vários palcos espalhados pela região central, sendo possível deslocar-se a pé entre eles, ao contrário do ano passado, quando o ex-prefeito João Dória levou todas as grandes atrações para espaços fechados e distantes do centro, o que gerou críticas e levou a um esvaziamento do evento.

Nas primeiras horas da Virada, a reportagem do UOL circulou com facilidade entre os palcos, sem presenciar nenhuma confusão. Também era possível observar a presença de policiamento em diversos pontos. A maior dificuldade, no entanto, foi encontrar placas informativas com mapas dos palcos e atrações.

Os palcos mais movimentados até às 19h eram o do Chacrinha, que abriu a programação com show de Jane e Herondy no vale do Anhangabaú, e o do Rap, no largo São Bento. Mesmo assim, era possível chegar até a grade dos palcos com muita facilidade.

A programação da Virada Cultural continua até as 18h de domingo, com atrações como Paralamas do Sucesso, Rouge, Sidney Magal, Carlinhos Brown e Olodum e É o Tchan, além de espetáculos teatrais, de dança e outras intervenções pela cidade.