Topo

Um ano após sua morte, Chris Cornell é lembrado pelas suas antigas bandas

O cantor Chris Cornell em show com o Soundgarden no dia 29 de abril de 2017 no parque metropolitano em Jacksonville, na Flórida - Xinhua/David Rosenblum/ZUMAPRESS
O cantor Chris Cornell em show com o Soundgarden no dia 29 de abril de 2017 no parque metropolitano em Jacksonville, na Flórida Imagem: Xinhua/David Rosenblum/ZUMAPRESS

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 16h22

Há um ano, no dia 18 de maio de 2017, Chris Cornell cometia suicídio aos 52 anos após apresentação em Detroit (EUA).

Suas antigas bandas, Soundgarden e Temple of the Dog, além do Rage Against the Machine (que se ramificou no Audioslave, do qual ele fez parte), lamentaram nas redes sociais nesta sexta-feira (18) a triste data.

O Soundgarden resgatou uma frase de Cornell como legenda para uma foto em que apresenta um dos inúmeros shows lotados do grupo de Seattle. "É ótimo quando você toca para um público que sabe todas as letras das músicas, e canta junto".

Já o Temple of the Dog, um supergrupo que uniu integrantes do Soundgarden e do Pearl Jam, postou uma definição do baixista Jeff Ament. "Chris Cornell foi o melhor compositor que já saiu de Seattle... Ele tinha uma forma de envolver a melodia com compassos e partes estranhas e deixá-la combinando. E ele era ótimo com as palavras".

"Um ano passou desde que perdemos Chris Cornell", disse o RATM, usando a hashtag "Ninguém canta como você mais". "Nossa trilha para o dia é toda do Chris".

Chris Cornell é considerado um dos grandes vocalistas das últimas décadas, e começou na música no final dos anos 80 com o Soundgarden, o primeiro grupo de Seattle que despontou no cenário mundial.

Entre o grunge e o metal alternativo, o quarteto tinha no poderoso vocalista a peça fundamental em álbuns como "Ultramega OK" e "Badmotorfinger". 

Após a morte do amigo Andrew Wood, Cornell ajudou a formar o Temple of the Dog, que ainda tinha o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, como integrante. O supergrupo lançou apenas um álbum, cultuado entre os fãs da música de Seattle.

Com o afastamento do Soundgarden, o vocalista ocupou o lugar de Zack de la Rocha no Rage Againt the Machine. Sob o nome de Audioslave, a banda lançou três álbuns, incluindo os hits "Like a Stone" e "Show Me How To Live".