Topo

Coprodução brasileira, filme "Diamantino" vence Semana da Crítica em Cannes

Cena do filme "Diamantino" - Reprodução
Cena do filme "Diamantino" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/05/2018 16h11

Coprodução Brasil, Portugal e França, o filme “Diamantino”, dirigido pelo português Gabriel Abrantes e pelo americano Daniel Schmidt, venceu o grande prêmio da Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16).

Tido como favorito, longa é uma comédia dramática que narra a ascensão e queda de Diamantino (Carloto Cotta), um vaidoso e alienado jogador de futebol claramente inspirado no astro Cristiano Ronaldo. 

Na trama, o craque leva Portugal à final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, mas falha em um momento decisivo da partida e cai em desgraça com os fãs. Desiludido, ele parte em uma jornada para tentar descobrir o real sentido da vida, chegando a adotar um refugiado e a considerar experiências genéticas.

Com toques nonsense e abordando questões da geopolítica contemporânea, o longa fez sucesso em Cannes, arrancando gargalhadas dos críticos durante a primeira exibição.

A produtora carioca Syndrome Films, do drama "Fala Comigo", foi o braço nacional do projeto.

A Semana da Crítica também premiou na categoria de curta-metragem o filme “Hector Malot – The Last Day Of The Year”, da diretora grega Jacqueline Lentzou.