Empresa quer substituir ingressos físicos por sistema de reconhecimento facial
Imagine chegar na entrada de um show ou evento e, em vez de entregar o ingresso a uma máquina ou atendente, simplesmente deixar um escâner reconhecer seu rosto? É o que está prometendo a Tickmaster, e empresa americana que opera no Brasil e está desenvolvendo um projeto que promete acabar definitivamente com os canhotos de papel, uma tendência que vem crescendo ano a ano no mundo.
Quem está na dianteira da iniciativa é a produtora Live Nation Entertainment, dona da Ticketmaster, que anunciou parceria com a Blink Identity, companhia que detém a tecnologia de reconhecimento facial via biometria. O acordo, que prevê investimentos, ainda não tem cronograma nem previsão de quando o prrograma começaria a ser implementado.
“A Blink Identity possui tecnologia de ponta em reconhecimento facial, permitindo que você associe seu ingresso digital à sua imagem e, em seguida, simplesmente entre no evento”, anunciou a investidores o presidente da Live Nation, Michael Rapino.
De acordo com a revista "The Verge", o sistema da Blink Identity pode identificar detalhes do rosto em "meio segundo", mesmo que as pessoas não estejam olhando diretamente para a câmera. Entre os objetivos estão acabar com longas filas e coibir a falsificação.
A revista pontua, no entanto, que, assim como vem acontecendo com o Facebook, a Ticketmaster pode enfrentar problemas quanto ao direito à privacidade dos clientes, já que eles precisarão ter informações pessoais, incluindo a própria imagem do rosto, mantidas em um banco de dados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.